O Ibovespa futuro sobe acompanhando os futuros de Nova York e estendendo os ganhos na sexta-feira em uma semana de dados econômicos importantes aqui e no exterior.
Os agentes financeiros ficam com expectativa para o índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI sigla em inglês), que será divulgado amanhã (13), e deve ter um peso na decisão dos juros no país.
Por aqui, os investidores ficam atentos amanhã (13) à pesquisa de serviços, na quarta-feira (14) vendas no varejo e na quinta-feira (15) o IBC-Br, uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), mas o mercado está atento à inflação após o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, apontar que a luta contra a inflação “não está ganha”. Na sexta-feira (9), foi registrada deflação de 0,36% do Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O petróleo avança depois de uma queda mais cedo e, hoje, não tem cotação do minério deferro por conta de um feriado na China.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em outubro subia 0,79%, aos 114.430 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias registravam alta.
Ubirajara Silva, gestor da Galapagos Capital, disse que a Bolsa deve ter uma abertura positiva “surfando na onda internacional em um movimento de continuidade de sexta-feira em que as bolsas fecharam em alta e com os investidores mais animados à espera dos dados de inflação nos EUA, que será divulgado, amanhã”.
É um número em que o banco central norte-americano está acompanhando de perto para as decisões de políticas monetárias.
Silva também destacou o euro “que está subindo e quase acima da paridade [em relação ao dólar] novamente e anima o mercado com a diminuição das preocupações com os problemas da Europa.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação





