Na volta do feriado nos Estados Unidos e às vésperas do dia 7 de setembro aqui, em que a Bolsa ficará fechada, o Ibovespa futuro opera em queda repercutindo as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na véspera, em queda sinalizou que não pensa em queda de juros neste momento e analisará um ajuste final residual da taxa básica de juros (Selic) na reunião deste mês (20 e 21).
Somado a isso, o petróleo também cai no mercado internacional com os confinamentos na China e pode impactar as ações da Petrobras. Os investidores também não querem ficar posicionados por conta do feriado de amanhã e com os impactos que podem trazer com as manifestações.
Os investidores ficam atentos aos indicadores nos Estados Unidos, como o índice dos gerentes de compras de serviços (PMI, sigla em inglês) e índice ISM de serviços, em agosto, que também ajudam ao Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) a compor os dados para a decisão de política monetária.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em outubro caía 0,95%, aos 112.510 pontos. Os futuros norte-americanos operam em alta e boa parte das bolsas europeias registra ganho. Na Ásia, a maioria fechou no positivo.
Nicolas Farto, especialista em renda variável da Renova Invest, disse que a fala de Campos Neto deve contribuir para uma abertura mais negativa na Bolsa, além da queda do petróleo “visto o forte peso da Petrobras e como é véspera de feriado e tem o evento do 7 de setembro, no ano passado foi polêmico, muitos investidores não vão querer ficar posicionado e passar o dia sem liquidez, e isso pode prejudicar a sessão”.
Farto também afirmou que esse pessimismo também reflete a expectativa dos investidores para a decisão do banco central europeu sobre a taxa de juros, na quinta-feira (8) e fala do Jerome Powell na semana. “Os investidores não querem ficar posicionados e serem pegos de surpresa”.
Mas, ressaltou que ao longo do dia, a Bolsa pode virar “com o exterior positivo e ir incorporando as notícias econômicas”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação