Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em queda acetuada na sessão, com a Nasdaq caindo quase 4%, após Wall Street analisar o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, em que ele reiterou que o banco central não afrouxará na luta contra a inflação.
“Os membros do Fed passaram semanas tentando convencer os investidores de que não havia sinais ‘dovish’. Então, coube a Powell reforçar o compromisso do Fed em trazer a inflação de volta à meta e há pouca dúvida de que ele tenha feito isso”, afirmam analistas da Oanda.
Powell afirmou que a política monetária do banco deve permanecer restritiva por algum tempo para diminuir a demanda no país e reduzir a inflação. Segundo ele, esse processo “trará dor”, mas é necessário, pois as consequências de uma inflação arraigada serão piores.
“Precisaremos manter as taxas básicas de juros em campo restritivo por algum tempo, como já foi feito antes, pois irá demorar para os efeitos desejados serem observados na economia”, afirmou Powell em discurso feito no Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole, em Wyoming. Atualmente, as taxas do Fed se encontram na faixa entre 2,25% e 2,5%.
“Ainda prevemos que uma queda mais rápida da inflação (incluindo seu núcleo) nos próximos 12 meses convencerá o Fed a começar a baixar as taxas de juros novamente antes do final do próximo ano”, estimam analistas da Capital Economics.
Mais cedo, dados do Bureau of Economic Analysis mostraram que os preços ao consumidor caíram ligeiramente em julho. O PCE caiu 0,1% entre junho e julho, com queda de 4,8% nos preços da energia, o que puxou o índice para baixo. Em relação ao ano anterior, o PCE subiu 6,3% em julho.
Em um dia ruim para o mercado de ações, os papéis de mineração tiveram destaque negativo. Coeur Mining e I am Gold caíram 8,2% e 7,2%, respectivamente.
O setor de serviços de comunicação, que inclui as big techs, foi um dos mais impactados pelo discurso de Powell. As gigantes da tecnologia lideraram o declínio, com as ações da Alphabet deslizando 5,4%. Meta recuou 4,1% e Netflix caiu 4,5%. O Twitter teve queda de 1,5%.
Por outro lado, o setor de energia foi um ponto positivo nesta semana. Os preços mais altos do petróleo ajudaram a impulsionar as ações para cima, com o petróleo WTI subindo 1,7% esta semana. A maior alta foi da APA, que mesmo caindo 0,5% no pregão, subiu mais de 14% desde segunda-feira.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -3,03%, 32.283,40 pontos
Nasdaq 100: -3,94%, 12.141,7 pontos
S&P 500: -3,36%, 4.057,66 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: -4,22%
Nasdaq 100: -4,44%
S&P 500: -4,04%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA