“Mais um vazamento. Mas dessa vez pegou bem para Vale”. Isso mesmo, mais um vazamento, mas dessa vez, de informações. Foi isso que impulsionou as ações da Vale (#VALE3) decolarem no mercado, subindo mais de 8% nas últimas semanas.
No novo vídeo, Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e Maria Júlia Baumert, jornalista do Monitor, discutem sobre a notícia publicada na tarde da quinta-feira, dia 26 de outubro, que afirmava que a Vale pagaria cerca de US$ 2 bilhões em dividendos extraordinários para seus acionistas.
A publicação foi feita e confirmada pela empresa enquanto o mercado ainda estava aberta, gerando uma corrida pelas ações. A forte procura fez, inclusive, a bolsa parar suas negociações por alguns minutos.
Entretanto, quem correu para pegar os dividendos parece ignorar que o valor dos pagamentos é automaticamente descontado do preço das ações. “É como tentar resolver um cubo mágico olhando apenas para um dos lados.”
Além disso, eles comentam sobre a criação de uma empresa da Vale que deve trazer faturamentos de R$ 18 milhões neste ano vendendo areia retirada dos rejeitos do minério de ferro em Minas Gerais. Aqueles mesmos rejeitos que foram a causa dos incidentes que mataram centenas de pessoas em Brumadinho (MG) e Mariana (MG), considerados os maiores desastres ambientais do país.
Imagem: Canva