Proposta vencedora foi de R$ 928 milhões, ágio de 10,93%
Crédito: Cauê Diniz
Ranolfo Vieira Júnior, governador do Estado do Rio Grande do Sul, bate o martelo para celebrar o resultado do leilão
São Paulo, 29 de julho de 2022 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão de alienação do controle da Companhia Estadual de Energia Elétrica-Geração (CEEE-G) promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA).
A empresa Companhia Florestal do Brasil, representada pela corretora Itaú, venceu o leilão com uma oferta de R$ 928 milhões, o que representa um ágio de 10,93%. O leilão teve como objetivo a seleção da melhor proposta por lote único de ações ordinárias e preferenciais, que representam 66,23% do capital social total.
A Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica – CEEE-G é uma sociedade de economia mista integrante do Grupo CEEE, concessionária de serviços de geração de energia elétrica no Estado do Rio Grande do Sul, e possui cinco usinas hidrelétricas (UHEs), oito pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e duas centrais geradoras hidrelétricas (CGHs).
“Tivemos duas grandes empresas disputando e conseguimos concretizar esse processo de privatização, que se iniciou em 2019 e foi concluído agora com a alienação da CEEE-G, o último braço da companhia. A disputa entre duas companhias de grande capital mostra o acerto deste processo e referenda o valor da CEEE-G, que foi respaldado inclusive por decisões do TCE e do Judiciário. A privatização também abre espaço para mais investimentos e eficiência nos serviços. O Estado precisa estar nas áreas que são da competência estatal como saúde, segurança e educação”, comentou Ranolfo Vieira Júnior, governador do Estado do Rio Grande do Sul.
“A privatização foi estruturada por muitas mãos e coordenada pelo Estado, que contou com a expertise do BNDS e empresas do ramo para apresentar um projeto transparente e legítimo. Mais a eficiência e melhores serviços sempre foram e permanecerão sendo o nosso objetivo maior”, garantiu a secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
“O leilão da CEEE-G representa a conclusão de um importante ciclo do setor de energia gaúcho, marcado pelo sucesso da desestatização dos segmentos de distribuição e de transmissão do Grupo CEEE, o que reforça a importância e o sucesso desse modelo que conta com a parceria da B3”, disse Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.
A CEEE-G foi o terceiro segmento de energia do Grupo CEEE a ser privatizado. No ano passado, foram leiloadas a CEEE Distribuição (CEEE-D), no final de março, e a CEEE Transmissão (CEEE-T), em julho.
Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.
Com informações da assessoria de imprensa da B3
Imagem: divulgação