Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta sexta-feira majoritariamente em queda, refletindo o baixo desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos divulgado ontem, que caiu 0,9% no segundo trimestre em base anual.
“Com isso em mente, os mercados começaram a precificar a perspectiva de mais ação agressiva dos bancos centrais quando se trata de aumentar as taxas, empurrar os rendimentos para baixo e impulsionar os mercados acionários “, disse o analista da CMC Markets, Michael Hewson.
A produção industrial no Japão subiu 8,9% em junho em relação a maio, mas ainda caiu 3,1% em base anual. Já as vendas no varejo subiram 1,5% em junho, menor que os 3,7% do mês anterior.
“Apesar do súbito declínio mensal, o crescimento sequencial em termos de três ainda acelerou em relação a março, de modo que o consumo privado deve liderar o crescimento no segundo trimestre. No entanto, as crescentes pressões inflacionárias e as preocupações com a Covid pesarão no consumo das famílias nos próximos meses”, diz a economista sênior da Coreia do Sul e Japão da ING, Min Joo Kang.
Além disso, o ministério do Comércio da China divulgou uma nota com um prognóstico mais sombrio para o comércio doméstico e exterior. Mas, segundo Jeffrey Halley, analista sênior da Oanda, o desempenho negativo das bolsas asiáticas não deve interferir no mercado europeu embora, até a hora do fechamento dos mercados, o PIB da Alemanha e da Eurozona ainda não haviam sido divulgados.
“O desempenho misto da Ásia, e especialmente os comentários da China, significam que é improvável que os mercados europeus repitam a sessão positiva de ontem no início do pregão. Muito dependerá dos dados do PIB da Alemanha e da zona do Euro e dos dados de inflação da Eurozona. PIBs mais suaves e impressões de alta inflação provavelmente verão os mercados de ações europeus rumo ao sul, especialmente com o risco de fim de semana acenando”, diz.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,05%, 27.801,64 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -2,26%, 20.156,51 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,89%, 3.253,24 pontos
Kospi (Seul): +0,67%, 2.451,50 pontos
Confira abaixo a variação semanal:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,40%
Hang Seng (Hong Kong): -2,20%
Xangai Composto (Xangai): -0,51%
Kospi (Seul): +2,44%
Confira abaixo a variação mensal:
Nikkei 225 (Tóquio): +5,34%
Hang Seng (Hong Kong): -7,79%
Xangai Composto (Xangai): -4,28%
Kospi (Seul): +5,10%
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels