O Banco do Brasil informou ontem (26/7) o desembolso de mais de R$ 11 bilhões, nos primeiros dias da safra 2022/2023, crescimento de 53% em relação ao mesmo
período da safra anterior. O banco disse que serão R$ 200 bilhões para financiamento da safra atual.
Segundo a instituição financeira, foram contratadas mais de 24,9 mil operações em 3.007 munícipios em todas as regiões do País. Os financiamentos contratados com os médios produtores – PRONAMP – e agricultores familiares – PRONAF – representam 43% do total de operações.
“O volume recorde de recursos já aplicados nas primeiras semanas da Safra resulta da vocação e do compromisso do Banco do Brasil com o apoio ao agronegócio, demonstrando o conhecimento do mercado agro, a capacidade comercial e operacional para uma rápida, efetiva e abrangente aplicação de recursos em todos os Estados”, disse o banco, em nota.
Desde o primeiro dia safra (1/7), o BB implementou os ajustes normativos e tecnológicos com as novas condições da safra, possibilitando de forma imediata o início do acolhimento e processamento das propostas de financiamentos, assegurando a assistência e o atendimento de todos os portes de produtores.
Considerando o expressivo crescimento nos desembolsos e a forte demanda dos produtores, o Banco do Brasil solicitará remanejamento de recursos equalizados para manter a contratação de operações, em especial para os pronafianos, pequenos e médios produtores em todos os munícipios.
Além dos recursos financeiros, o Banco seguirá com sua atuação próxima ao produtor, levando conhecimento através do Circuito de Negócios e de Treinamentos Agro, que tem também o objetivo de capacitar os produtores rurais por meio de cursos e palestras envolvendo as mais diferentes áreas de atuação do agronegócio, como forma de promover a utilização de novas tecnologias para aumento da produtividade no campo.
Para o Vice-Presidente de Agronegócios, Empréstimos e Financiamentos, Renato Naegele, “o Banco do Brasil consolida seu protagonismo no agronegócio, ampliando o apoio aos produtores e fomentando o crescimento dos negócios no campo e na cadeia produtiva da agropecuária”.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação