O PMI (Purchasing Managers’ Index), ou índice dos gerentes de compras, que mede a saúde geral do setor de serviços, caiu de 54 pontos em junho para 51,2 pontos em julho. Os dados preliminares foram divulgados pelo Jibun e S&P Global.
Segundo o relatório, o crescimento da entrada de novos negócios diminuiu e atingiu o nível mais baixo em três meses. As empresas registraram um grau mais suave de otimismo em relação às perspectivas de atividade em 12 meses. O nível de sentimento positivo caiu para o menor desde março, sustentando pressões de preços de custos de pessoal e materiais mais elevados, especialmente porque o iene enfraquecido elevou o custo das importações e levantou preocupações entre os prestadores de serviços sobre o impacto que isso poderia ter na economia japonesa.
“Há evidências de que as pressões sobre os preços estavam aumentando, já que a taxa de inflação dos custos de insumos diminuiu pela primeira vez em seis meses entre as empresas do setor privado, mas permaneceu rápido no geral. Isso também contribuiu para o aumento mais lento, embora ainda sólido, do encargos de produção desde abril. As empresas continuaram a atribuir o aumento de preços para custos de pessoal mais elevados”, diz Usamah Bhatti, economista da S&P Global.
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels