O PMI (Purchasing Managers’ Index), ou índice dos gerentes de compras, que mede a saúde geral do setor manufatureiro, caiu para 52,2 pontos em julho na leitura preliminar dos dados, depois de registrar 52,7 pontos em junho. Os dados foram divulgados pelo Jibun e S&P Global.
De acordo com o relatório, o resultado voltou ao território de contração pela primeira vez em cinco meses no período mais recente da pesquisa, embora apenas marginalmente, enquanto os novos pedidos caíram mais rápido desde novembro de 2020. Fabricantes continuaram a sinalizar fortes pressões inflacionárias, uma vez que o preço dos insumos acelerou pela primeira vez desde maio. Positivamente, as empresas indicaram que a interrupção da cadeia de suprimentos diminuiu ainda mais.
“A expansão da produção foi a mais fraca registrada desde março e apenas marginal, como empresas notaram que a escassez de matérias-primas e o aumento os custos da energia e dos salários diminuíram a produção e novas entradas de pedidos. Isso foi notavelmente evidente nos fabricantes, que registraram uma redução nos níveis de produção pela primeira vez em cinco meses. Enquanto isso, os provedores de serviços relataram o aumento mais lento em atividade desde abril”, afirma o economista Usamah Bhatti, da S&P Global.
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels