As bolsas da Europa fecharam esta segunda-feira (14) em alta, impulsionadas por uma nova isenção tarifária anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos de tecnologia. Os investidores também acompanham o início da temporada de balanços.
Agora, o mercado aguarda a decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre juros na zona do euro, seguida por uma coletiva da presidente da instituição, Christine Lagarde, segundo reportagem do Estadão Broadcast.
Desempenho dos índices
- FTSE 100 (Londres): +2,14%, aos 8.134,34 pontos;
- CAC 40 (Paris): +2,37%, aos 7.273,12 pontos;
- Ibex 35 (Madri): +2,64%, aos 12.609,8 pontos;
- PSI 20 (Lisboa): +0,95%, aos 6.582,73 pontos;
- FTSE MIB (Milão): +2,88%, aos 35.007,14 pontos;
- DAX (Frankfurt): +2,85%, aos 20.954,83 pontos.
Isenção tarifária nos EUA
Na sexta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma isenção de tarifas sobre produtos como smartphones, computadores e semicondutores. Esses produtos estavam anteriormente sujeitos a taxação como parte da guerra comercial.
No entanto, Trump afirmou no domingo que esses itens ainda podem ser alvos de novas tarifas, dentro de uma investigação sobre a cadeia de produção de chips, componentes essenciais da indústria de tecnologia.
Em paralelo, os Estados Unidos buscam avançar em um acordo comercial com a União Europeia (UE). O conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou nesta segunda-feira (14) que estão sendo feitos “enormes progressos” nas discussões sobre tarifas com os europeus.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Movimentações no mercado corporativo
As ações de petróleo e gás lideraram os ganhos, com alta de 3,4%, mesmo diante de projeções que indicam queda no preço do petróleo em 2025. Entre os bancos, os destaques ficaram por conta do Standard Chartered, que subiu 4,92%, e do Barclays, com alta de 4,83%, ambos listados em Londres.
No setor de saúde, a Novo Nordisk avançou 3,7%, após a concorrente Pfizer anunciar a suspensão do desenvolvimento de uma pílula experimental para emagrecimento.
Além disso, a temporada de divulgação de resultados corporativos na Europa começa a ganhar força nesta semana. A LVMH, gigante do setor de luxo, divulga seu balanço após o fechamento do mercado de hoje. Hoje, as ações da empresa subiram 1,09% na sessão.