Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta quinta-feira em queda, em meio a uma crise política na Itália, e com investidores temendo que o aperto monetário por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e do Banco Central Europeu (BCE) possa causar uma recessão.
Os últimos dados de inflação dos Estados Unidos, tanto ao produtor quanto ao consumidor, vieram acima das expectativas do mercado, aumentando o temor de que o Fed precise ser mais agressivo no aumento de juros para conter a disparada nos preços. A leitura pode levar o BC norte-americano a aumentar as taxas de juros em mais 75 pontos-base na reunião deste mês.
Investidores também se preparam para a reunião do BCE da próxima semana, à medida que buscam sinais sobre a queda do euro e sua ferramenta para controlar o aumento dos spreads de títulos da zona do euro, bem como previsões de inflação e pistas sobre a magnitude dos aumentos futuros.
Hoje, a Itália liderou as perdas na região. As tensões políticas no país ameaçam derrubar o governo de unidade liderado por Mario Draghi, após a decisão do Movimento 5 Estrelas (M5E, antissistema), membro da coalizão, de não votar no Senado a confiança em um decreto-chave.
Giuseppe Conte, ex-chefe de governo e atual líder do M5E, anunciou na noite de ontem que os senadores de seu partido não comparecerão ao voto de confiança, o que pode acarretar em um colapso do governo, que perde a maioria para governar.
“Se o retorno da instabilidade política na Itália levar a uma eleição antecipada, os spreads dos títulos do governo provavelmente aumentarão, quer o BCE concorde ou não com os detalhes do Mecanismo de Proteção de Transmissão na próxima semana”, diz Jack Allen-Reynolds, economista sênior para Europa da Capital Economics.
Confira abaixo a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -1,63%, 7.039,81 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -1,82%, 12.523,99 pontos
CAC-40 (Paris): -1,41%, 5.914,93 pontos
FTSE MIB (Milão): -3,44%, 20.554,3 pontos
IBEX-35 (Madri): -1,85%, 7.798,20 pontos
SMI-20 (Zurique): -1,08%, 10.787,00 pontos
PSI-20 (Lisboa): -1,90%, 5.751,90 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA