A Prefeitura do Rio de Janeiro estima que o show gratuito da cantora Lady Gaga, marcado para este sábado (3) na Praia de Copacabana, injetará R$ 600 milhões na economia da cidade.
A projeção é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Riotur, com base em dados de público, turismo e consumo.
Durante coletiva de imprensa na última semana, foram destacadas as análises feitas pela equipe econômica local, onde reforçaram que o evento faz parte da estratégia do município de transformar o mês de maio em um novo polo de atração turística com grandes shows gratuitos à beira-mar.
Os eventos devem ser mantidos até 2028. “O Rio está preparado para eventos dessa magnitude. É uma ação coordenada que reforça o papel da cidade como motor do turismo e da economia criativa”, afirmou o secretário de Cultura, Lucas Padilha.
Efeito econômico e arrecadação
O impacto esperado supera os R$ 300 milhões injetados na economia no show de Madonna, realizado em maio de 2024, também em Copacabana. Um dos efeitos diretos foi o aumento na arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços), que subiu 13,8% naquele mês, com destaque para os setores de turismo, transporte e eventos.
A expectativa de injeção dobrada na economia carioca está relacionada ao feriado prolongado do Dia do Trabalho. Durante o período, diversos setores como hotelaria, alimentação, transporte, entretenimento e comércio em geral esperam ser beneficiados.
Segundo o estudo apresentado pelo município, o ticket-médio do consumo considerado para o turista estrangeiro é de R$ 590,40, por dia. Já o brasileiro é de R$ 515,84, e do carioca e morador da região Metropolitana da cidade é de R$ 133,60.
1,6 milhão de pessoas esperadas para acompanhar Lady Gaga
A expectativa é que cerca de 1,6 milhão de pessoas compareçam ao evento. Desse total, 240 mil devem ser turistas, sendo 80% estrangeiros. O palco será montado em frente ao Copacabana Palace, com programação que começa às 17h30, incluindo DJs convidados, e o show principal de Lady Gaga está previsto para às 21h45, com duração de duas horas e meia.
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Após a apresentação, um DJ ainda comanda o som até 0h15. A logística contará com apoio de todos os órgãos municipais, segundo a Prefeitura.
Entre os dias 1º e 4 de maio, a malha aérea será reforçada. Estão previstos 24 voos extras da LATAM no aeroporto RIOGaleão, além de 230 operações da Azul no mesmo terminal e outras 252 no Santos Dumont.
A ocupação hoteleira já ultrapassa 71,4%, conforme levantamento da Hotéis Rio, superando médias históricas para o mês de maio.
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Exposição global da marca Rio
Além do retorno econômico direto, a Prefeitura também contabiliza o ganho com publicidade espontânea gerada pelo evento. Só o anúncio do show de Lady Gaga gerou uma estimativa de exposição gratuita equivalente a US$ 48 milhões (cerca de R$ 280 milhões) na mídia internacional.
A expectativa é de que esse valor ultrapasse R$ 1 bilhão com o evento. No caso de Madonna, o retorno midiático foi calculado em R$ 1,4 bilhão.