Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em campo misto, à medida que aumentam os temores de uma recessão na economia norte-americana, e ao mesmo tempo aumentam as pressões por taxas de juros menores, o que deu fôlego ao setor de tecnologia no pregão.
As preocupações com o crescimento econômico estão pairando sobre os investidores à medida que o mercado dos Estados Unidos espera se recuperar após um primeiro semestre difícil. O mercado caiu em quatro das últimas cinco semanas, e o S&P 500 está mais de 20% abaixo de seu recorde de alta.“Preocupações com a recessão global continuam a pesar sobre o sentimento dos investidores, com o spread entre o rendimento do Tesouro para 10 anos e 2 anos invertendo novamente, e o dólar americano em sua maior alta em 20 anos, para exacerbar o período de dificuldades”, explicam analistas do Charles Schwab.
Os juros projetados do Tesouro norte-americano para 10 anos e o de 2 anos inverteram hoje mais uma vez, um movimento que tem um forte histórico como indicador de recessão. Quando o Tesouro de curto prazo rende negociação acima dos rendimentos de longo prazo, pode ser um sinal de que os investidores esperam uma desaceleração econômica para levar ao cortes nas taxas.
As ações ligadas ao crescimento econômico caíram acentuadamente na terça-feira, com a Deere e Caterpillar caindo 3,15% e 2,73%, respectivamente, atingindo seus níveis mais baixos do ano. As ações de mineração Freeport-McMoRan caíram 6,78%.
As ações da Ford recuaram 0,97% depois que as vendas da montadora no segundo trimestre subiram mais lentamente do que o esperado. As ações dos bancos também estão amplamente mais baixas, com o JPMorgan Chase caindo 0,36%.
A queda nos juros pode ter impulsionado as ações de tecnologia orientadas ao crescimento, ajudando o Nasdaq a melhorar o desempenho. Docusign e Zoom Video subiram 6,70% e 8,52%, respectivamente. As ações discricionárias dos consumidores também ajudaram o mercado a se recuperar de suas baixas na sessão, com a Amazon subindo 3,60% e a Nike ganhando 3,13%
No mercado de petróleo, o preço da commodity caiu acentuadamente, refletindo uma possível desaceleração econômica. O West Texas Intermediate (WTI), referência nos Estados Unidos, caiu abaixo de US$ 100 por barril. As ações da gigante petrolífera Chevron caíram 2,70%.
Nesta semana de feriado encurtada, os investidores estão ansiosos para a divulgação dos dados do relatório de empregos de junho na sexta-feira. Economistas entrevistados esperam que a taxa de desemprego se mantenha em 3,6%,
O calendário econômico desta semana também inclui a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) amanhã.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,42%, 30.967,82 pontos
Nasdaq Composto: +1,75%, 11.322,2 pontos
S&P 500: +0,15%, 3.831,39 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA