O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 52,7 pontos em junho, de 57,0 pontos em maio, segundo dados revisados publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
A leitura preliminar havia mostrado 52,4 pontos. A previsão era de 52,0 pontos para a leitura revisada. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.
“Indicadores prospectivos, como expectativas de negócios, novos fluxos de pedidos, atrasos de trabalho e compra de insumos, deterioraram-se acentuadamente, sugerindo um aumento do risco de uma desaceleração industrial”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.
O crescimento da demanda está esfriando em meio à crise do custo de vida, e os gastos de capital das empresas também estão mostrando sinais de moderação devido ao aperto das condições financeiras e às perspectivas mais sombrias. No entanto, o mais marcante tem sido a queda acentuada nos pedidos de insumos pelos fabricantes, o que indica uma correção de estoque.”, complementou.
Julio Viana / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA