A Gazprom, gigante russa de gás, teve suas ações derrubadas nesta quinta-feira (30), com o anúncio de que não irá pagar dividendos relativos a 2021.
A empresa, que tem seu quadro de acionistas composto pelo governo russo (38%) e outras estatais (12%), afirmou que a decisão se refere ao estado atual da companhia.
“Os acionistas decidiram que na situação atual não é aconselhável pagar dividendos com base nos resultados de 2021”, disse o vice-presidente executivo Famil Sadygov.
Em maio, o conselho da Gazprom recomendou a distribuição de dividendo de 52,53 rublos, em relação aos lucros de 2021 – essa seria a maior distribuição da história da empresa.
Com o rompimento da política de dividendos, que indicava que a companhia iria pagar 50% dos lucros aos acionistas, anunciada em 2019, esta é a primeira vez que a empresa não pagara dividendos, desde 1998.
O anúncio irritou investidores que esperavam altos dividendos devido ao lucro recorde que a empresa realizou em 2021. Com isso, as ações da companhia despencaram 30,46% nesta quinta-feira (30), até às 16h20.
A Gazprom é a principal fornecedora de gás para a Europa, controlando o Nord Stream (que abastece a Alemanha) e o Yamal (que atravessa a Polônia).
Imagem: divulgação