Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo misto, apesar de flutuarem entre aumentos e quedas ao longo do dia, em meio ao pessimismo renovado sobre o impacto da inflação nas perspectivas de crescimento na economia dos Estados Unidos. Os índices se encaminham para encerrar o semestre com o pior desempenho desde a metade de 1970.
O PIB norte-americano no primeiro trimestre foi revisado para baixo e mostrou uma contração anualizada de 1,6%, uma vez que o consumo pessoal ficou menor do que o relatado anteriormente. O índice junto com outros dados econômicos nesta semana levantam ainda mais preocupações de que os consumidores reduzirão os gastos em antecipação à alta de preços.
“Há poucos sinais de que as pressões de preços estão diminuindo, mas já existem evidências que a escassez de oferta continua a melhorar. Isso reforça nossa visão de que a inflação de bens centrais cairá ao longo do segundo semestre”, afirmam analistas da Capital Economics.
Diante desse cenário, alguns membros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sinalizaram o risco de que as expectativas de inflação se entrincheirarão entre os consumidores, fazendo com que o banco central mantenha sua postura agressiva.
“O fato de que os preços mais altos da gasolina e dos alimentos permanecem elevados sugere que há algum risco de que as expectativas de inflação de longo prazo das famílias e empresas continuem a subir”, disse a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester.
Mester ainda defendeu mais um aumento de 0,75 ponto percentual (pp) na taxa básica de juros do Fed para a próxima reunião em julho. No momento, os mercados estão precificando uma probabilidade de mais de 80% de que um aumento da taxa em 0,75 pp ocorra em julho, de acordo com dados do CME Group.
No pregão, as ações da General Mills subiram 6,40% depois que a empresa superou as previsões de lucros e receitas para seu trimestre mais recente.
Os papéis do Goldman Sachs avançaram 1,27% depois que o Bank of America as atualizou para uma compra e disse que o banco prosperará mesmo em uma desaceleração econômica.
As ações de tecnologia estiveram entre as maiores ganhadoras do Dow e do S&P. Amazon subiu 1,42% depois que o JPMorgan reiterou seu rating de excesso nas ações e a Redburn iniciou-a em uma compra. Meta Platforms (2,03%), Apple (1,30%) e Microsoft (1,47%) também subiram.
Enquanto isso, as fabricantes de chips lideraram os declínios depois que o Bank of America rebaixou várias ações do setor devido ao aumento da concorrência. Nvidia e Teradyne caíram 2,75% e 5,23%, respectivamente.
A Carnival Cruise Line deslizou 14,1% depois que o Morgan Stanley cortou sua meta de preço das ações pela metade e disse que poderia potencialmente ir a zero diante de outro choque de demanda. A chamada arrastou outros papéis de cruzeiros para baixo. Royal Caribbean e Norwegian Cruise Line caíram 10,2% e 9,56%, respectivamente.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,27%, 31.029,31 pontos
Nasdaq Composto: -0,03%, 11.177,9 pontos
S&P 500: -0,07%, 3.818,83 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA


