O índice de sentimento econômico da eurozona (ESI) caiu 1 ponto em junho, para 104 pontos. Na União Europeia, houve queda de 1,7 pontos, para 102,5. Os dados revisados foram divulgados pela Comissão Europeia.
Já o Indicador de Expectativas de Emprego (EEI) caiu 1,7 pontos para 110,9 na zona do euro e 1,6 ponto para 110,6 para a União Europeia.
De acordo com o relatório, na eurozona, a confiança da indústria caiu 0,2 ponto. Enquanto expectativas de produção continuaram a se deteriorar, caindo para um mínimo de 19 meses, a avaliação dos gerentes do atual nível global das carteiras de encomendas defendeu a sua posição próxima de máximas históricas.
A confiança dos serviços caiu 0,4 ponto. Enquanto avaliação dos gerentes da demanda esperada se deteriorou marcadamente para um mínimo de 14 meses, sua avaliação da demanda passada e a situação empresarial passada melhorou comparado a maio.
O ESI caiu nas seis maiores economias da UE: a confiança caiu mais marcadamente na Holanda (-3,6), mas também na Alemanha (-1,9), Espanha (-1,9), Polônia (-1,5), França (-1,0) e Itália (-1,0).
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels

