A Bolsa fechou em leve queda refletindo as falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) sobre o aumento na taxa de juros de forma mais agressiva e o índice de confiança ao consumidor pior que a estimativa do mercado.
Mas o Ibovespa passou boa parte da manhã em alta expressiva com as notícias sobre a ampliação do relaxamento das medidas de restrições na China. As ações da Vale (VALE3), com forte peso no índice, se mantiveram todo o pregão valorizadas. Outro papel relevante no Ibovespa, a Petrobras (PETR3 e PETR4) também subiu.
O principal índice da B3 caiu 0,17%, aos 100.591,41 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em agosto perdeu 0,72%, aos 102.160 pontos. O giro financeiro foi de R$ 20,8 bilhões. Em Nova York, os índices fecharam em queda.
Leonardo de Santana, analista da Top Gain, disse que a queda da Bolsa acompanha o mercado norte-americano com as falas de integrantes mais agressivas e índice do consumidor nos EUA pior que o esperado.
“Dois dirigentes disseram que o Fed terá de ser mais duro em relação ao aumento da taxa de juros mesmo que tenha uma certa recessão precisamos controlar a inflação e, depois, fazemos a retomada econômica. A partir daí o mercado passou a virar”.
O analista da Top Gain comentou que as ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3 e PETR4) não sobem tanto como na véspera, mas seguem no positivo ainda refletindo a notícias da China sobre reabertura e alta do petróleo.
Maurício Machado, head de renda variável da Speed Invest, disse que índice de Confiança do consumidor caiu nos Estados Unidos- para 98,7 pontos em junho e os analistas esperavam 101,1 pontos- e puxou as bolsas para baixo e “a princípio seria o único motivo para a perda de força no Ibovespa”.
O head de renda variável da Speed Invest disse que existe uma expectativa para a divulgação da PEC dos Combustível em meio a um cenário externo complicado e por aqui a proximidade do período de eleições, que vai trazer bastante ruído.
“A gente está vendo uma movimentação no governo do Bolsonaro com algumas medidas para tentar melhorar a popularidade do governo e a grande questão é o preço da gasolina. Elevar Auxílio Brasil e subir o voucher dos caminhoneiros, aumentam popularidade do governo, mas tudo isso tende a deteriorar o cenário fiscal e trazer volatilidade pra Bolsa”.
Somado a isso, o Bolsonaro estaria tentando comprar diesel da Rússia para tentar baratear o custo “é uma medida estranha porque o Brasil é aliado dos Estados Unidos e pode sofrer retaliações. São as formas que o governo encontra para baixar o preço dos combustíveis”.
Segundo Nicolas Farto, head de renda variável da Renova Invest, disse que a notícia da China “é um alento em meio a tantas notícias ruins, mas a gente tem os nossos próprios problemas com a discussão em torno da PEC dos combustíveis, o que pode trazer algum risco fiscal.”
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA

