O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta sexta-feira (30) em queda de 1,09%, aos 137.026,62 pontos. Foi a terceira queda consecutiva do índice, que acumulou perda de 0,58% na semana. Ainda assim, o índice conseguiu registrar alta de 1,45% no mês de maio.
A queda foi impactada pela cautela dos investidores, reforçada por declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a criticar a China e reviveu temores de uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Além disso, a correção dos preços do minério de ferro na China pesaram sobre a Bolsa. Nem mesmo o resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre foi o suficiente para animar o mercado.
Destaques do Ibovespa
A Vale (VALE3), ação com maior peso no Ibovespa, recuou 2,53%. As ações da Petrobras também registraram perdas. Os papéis ordinários (PETR3) caíram 1,32% e os preferenciais (PETR4), 1,09%, ambos encerrando o dia nas mínimas da sessão.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Vamos (+4,63%), Azzas (+3,71%) e Yduqs (+3,26%). Por outro lado, Azul (-6,25%), Braskem (-5,9%) e Metalúrgica Gerdau (-4,35%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
Termômetro do mercado segue dividido
Diante desse cenário de incerteza, o Termômetro Broadcast Bolsa, do Estadão, mostrou divisão nas expectativas dos investidores para a próxima semana. As projeções de alta, estabilidade e queda do Ibovespa ficaram cada uma com 33% dos votos — mesmo resultado da pesquisa anterior.