As bolsas dos EUA fecharam esta segunda-feira (2) em alta. O movimento foi liderado por ações de siderúrgicas, que dispararam após o presidente Donald Trump anunciar um aumento para 50% nas tarifas sobre o aço.
No entanto, analistas destacam que o ambiente para investidores segue incerto. “Investidores e empresas continuam enfrentando muita incerteza relacionada às tarifas, à política fiscal e a como a política monetária vai responder”, disse Bill Merz, estrategista do U.S. Bank Wealth Management.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Além disso, papéis do setor de tecnologia também contribuíram para o avanço dos índices, mesmo diante de tensões comerciais entre Estados Unidos e China, e da expectativa pela divulgação de novos dados de emprego no país.
De acordo com a consultoria FactSet, cerca de 86% das empresas do grupo conhecido como “Sete Magníficas” superaram as estimativas de lucro por ação no primeiro trimestre.
No cenário macroeconômico, o índice PMI industrial dos EUA ficou abaixo do esperado, enquanto o PMI da S&P Global superou as projeções.
Desempenho dos índices
- Dow Jones sobe 0,08% (42.305,48 pontos);
- S&P 500 ganha 0,41% (5.935,94 pontos);
- Nasdaq avança 0,67% (19.242,61 pontos).
Movimentações no mercado corporativo
As ações da Cleveland-Cliffs dispararam 23,7%, enquanto Nucor e Steel Dynamics subiram 10,2% e 10,3%, respectivamente, com o anúncio das novas tarifas.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Fora do setor de aço, a mineradora de ouro Newmont registrou alta de 5,5%, e a Boeing avançou 2%, após recomendação de compra do Bank of America (BofA).
Na contramão, General Motors (-3,87%) e Ford (-3,85%) caíram com preocupações sobre o aumento dos custos de produção causado pelas tarifas sobre o aço. A Tesla também recuou 1,09%.