As ações da Petrobras caem em meio ao pedido de demissão do presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, e de sua renúncia ao cargo de membro do conselho de administração da companhia.
Às 11h20 (horário de Brasília), os papéis ordinários (PETR3) da Petrobras caíam 2,07%, as preferenciais (PETR4) recuavam 2,19%, a Petro Rio (PRIO3) tinha queda de 3,51% e a 3R Petroleum recuava 4,02%. O Ibovespa caía 0,86%.
Desde o aumento de preços anunciado pela Petrobras, na última sexta-feira (17), o governo iniciou uma ofensiva contra a estatal. Entraram na pauta das discussões relacionadas à companhia a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar seus lucros, uma proposta de taxação dos lucros da estatal e a tributação das exportações de petróleo e aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre o setor de óleo e gás.
Os últimos ajustes da gasolina e o do diesel foram em 11 de março (há 99 dias) e 10 de maio (39 dias), o que resultou na demissão do presidente da companhia e do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pela União Federal, que controla a empresa.
Com informações da Agência CMA/Imagem: Piqsels.com

