As exportações do Japão caíram 1,7% em maio, na comparação anual, marcando a primeira retração em oito meses, segundo dados divulgados pelo Ministério das Finanças nesta terça-feira (17).
A queda interrompe uma sequência de crescimento e levanta preocupações sobre os impactos de tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, que reduziram a competitividade de produtos japoneses no mercado global.
As vendas para os EUA caíram 11,1% no mês, puxadas pela baixa nos embarques de automóveis, autopeças e equipamentos para fabricação de chips. Como resultado, o superávit comercial do Japão com os EUA encolheu 4,7% na comparação anual.
A performance mais fraca nas exportações aumenta o desafio do Banco do Japão (BoJ), que avalia o momento ideal para elevar as taxas de juros. Nesta semana, o BoJ manteve os juros de curto prazo em 0,5%.
Japão suspende frango de dois municípios brasileiros
Além da queda nas exportações, o Japão anunciou a suspensão temporária das importações de carne de frango, ovos férteis e aves vivas de dois municípios brasileiros: Campinápolis (MT) e Santo Antônio da Barra (GO).
- Crédito com as menores taxas do mercado. Simule um empréstimo com home equity agora.
A medida segue protocolo sanitário bilateral e foi adotada após a confirmação de casos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves de subsistência, ou seja, criadas em pequenas propriedades não comerciais.
A suspensão passou a valer em 9 de junho para Campinápolis e 14 de junho para Santo Antônio da Barra, conforme as datas de notificação oficial da doença.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os demais estados brasileiros continuam autorizados a exportar normalmente. A regionalização do embargo foi acordada entre os dois países, limitando o impacto comercial.
- 🔥 Quem tem informação, lucra mais! Receba as melhores oportunidades de investimento direto no seu WhatsApp.
Protocolo mais rígido que o padrão internacional
Apesar de a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) não impor restrições ao comércio em casos registrados apenas em aves silvestres ou de subsistência, o Japão adota um protocolo mais rigoroso, o que afeta diretamente os embarques de regiões afetadas.
No ano passado, o Japão já havia aplicado embargos semelhantes a produtos do Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, também por registros em criação doméstica. Todas essas suspensões já foram retiradas.