O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta sexta-feira (27) em leve queda de 0,18%, aos 136.865,79 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 16,5 bilhões — mais baixo que o comum.
A queda foi impactada pela cautela dos investidores diante da possibilidade de o governo judicializar a derrubada do IOF pelo Congresso. Uma possível revisão da meta fiscal para 2026, caso a elevação do imposto não seja retomada, também ficou no radar.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
No exterior, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que continua negociando novos acordos comerciais e evitou cravar uma data final para o anúncio. Ele indicou que o prazo de 9 de julho pode ser adiado.
Trump também voltou a criticar Jerome Powell, presidente do Fed, e pediu novos cortes na taxa de juros americana como forma de estimular a economia do país.
Na semana, a Bolsa acumulou perda de 0,18%. Em junho, o índice recua 0,12%. No ano, porém, ainda exibe valorização de 13,79%.
Destaques do Ibovespa
A valorização de quase 2% do minério de ferro na bolsa de Dalian (China) e de mais de 1% em Cingapura impulsionou as ações da Vale, que subiram 1,92%. Já a Petrobras recuou, caindo 1,23% (PETR3) e 0,79% (PETR4). No setor bancário, Banco do Brasil foi destaque e avançou 0,60%.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Engie (+4,24%), Pão de Açúcar (+2,01%) e Vale (+1,92%). Por outro lado, Vamos (-6,56%), Brava (-3,59%), Cosan (-2,46%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):