Mesmo com leve queda no pregão da quarta-feira (2), o Ibovespa manteve o patamar acima dos 139 mil pontos, nível alcançado no início da semana. O índice foi sustentado principalmente pela valorização das ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4), que reagiram à alta das commodities no mercado internacional.
VALE3 subiu 3,6%, acompanhando a valorização do minério de ferro, enquanto a PETR4 avançou 2%, impulsionada pela alta do petróleo. O barril do tipo Brent atingiu US$ 67,30, ante US$ 66 no dia anterior, favorecendo empresas do setor de energia.
A análise sobre o desempenho da Bolsa, do cenário macroeconômico e muito mais já está disponível no episódio desta quarta-feira (2) do podcast “Café do Mercado”, nas principais plataformas de podcasts, e apresentado por Lucas Rocco, CEO da Wiser | BTG Pactual.
- 🎧 Os segredos do mercado no seu ouvido! Ouça os podcasts do Monitor do Mercado e descubra insights valiosos para investir melhor.
Varejo e Santander puxam queda
No lado negativo, o setor de varejo mais alavancado sofreu perdas expressivas. Ações como Assaí (ASAI3), Magazine Luiza (MGLU3), Smart Fit (SMFT3) e Localiza (RENT3) caíram entre 6% e 7%.
Santander (SANB11) também registrou queda superior a 3%, afetando o desempenho do setor bancário. Investidores demonstraram cautela diante da incerteza sobre a condução fiscal do governo.
IOF vira centro da tensão fiscal
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo depende da arrecadação do IOF para cumprir a meta fiscal de 2025. A fala gerou críticas no mercado, por indicar que o ajuste fiscal pode depender exclusivamente de aumento de impostos, e não de contenção de despesas.
- Crédito com as menores taxas do mercado. Simule um empréstimo com home equity agora.
A disputa com o Congresso sobre o tema foi judicializada, com o governo ingressando no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a derrubada do aumento do imposto.
Mercados nesta manhã
Nos Estados Unidos, os índices futuros operam estáveis, aguardando os dados econômicos. O petróleo segue em alta leve, e as commodities metálicas, como ouro e prata, também mostram valorização nesta manhã.
No Brasil, o único indicador relevante do dia são os dados do setor de serviços, com divulgação marcada para às 10h.