As bolsas dos EUA fecharam esta quarta-feira (16) em alta, após uma sessão volátil marcada por rumores sobre a possível demissão de Jerome Powell da presidência do Federal Reserve (Fed).
O movimento chegou a gerar instabilidade nos mercados, até que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou a informação, acalmando os investidores.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Por outro lado, os ganhos foram limitados depois de Trump anunciar que pretende notificar países menores sobre novas tarifas. Segundo ele, essas nações podem enfrentar alíquotas superiores a 10%.
Desempenhos dos índices
- Dow Jones sobe 0,53% (44.254,78 pontos);
- S&P 500 ganha 0,32% (6.263,70 pontos);
- Nasdaq avança 0,25% (20.730,49 pontos).
Movimentações no mercado corporativo
A temporada de balanços também influenciou o pregão. Entre os grandes bancos: Bank of America recuou 0,33% e Morgan Stanley caiu 1,33%, enquanto o Goldman Sachs subiu 0,82%.
Os resultados de Alcoa (+0,32%) e United Airlines (+2,42%) foram divulgados após o fechamento do mercado.
O setor de saúde subiu 1,22%, puxado pela Johnson & Johnson, que avançou mais de 6% após divulgar lucro e receita acima das expectativas no segundo trimestre.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
As ações da ASML, fabricante holandesa de equipamentos para a indústria de semicondutores, caíram 8,33%, após a empresa afirmar que não pode garantir crescimento em 2026 devido à incerteza sobre tarifas.
Já as ações da AMD (+2,87%) e Nvidia (+0,39%) reagiram positivamente à notícia de que o governo dos EUA dará garantias para aprovar pedidos de exportação do chip H20 AI para a China.