As bolsas dos EUA fecharam esta quinta-feira (17) em alta, impulsionadas por dados econômicos positivos e por balanços. O Nasdaq e o S&P 500 renovaram suas máximas históricas de fechamento.
O resultado da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), fabricante taiwanesa de chips, que impulsionou os recordes. O lucro acima do esperado estimulou uma alta generalizada no setor de tecnologia. A ADR (American Depositary Receipt) da TSMC subiu 3,37%, enquanto a Nvidia avançou 0,95%.
O desempenho da TSMC também ajudou a ofuscar preocupações sobre tensões comerciais e rumores envolvendo a possível demissão do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Dados econômicos superam expectativas
As vendas no varejo dos EUA subiram 0,6% em junho na comparação com maio, superando as estimativas de mercado. Em maio, o indicador havia recuado 0,9%.
Outro dado relevante foi o número de pedidos de auxílio-desemprego, que caiu em 7 mil solicitações na última semana, totalizando 221 mil. O resultado contrariou a previsão de alta.
Desempenho dos índices
- Dow Jones sobe 0,52% (44.485,10 pontos);
- S&P 500 ganha 0,54% (6.297,46 pontos);
- Nasdaq avança 0,74% (20.884,27 pontos).
Outras movimentações no mercado corporativo
A PepsiCo reportou lucro líquido de US$ 1,26 bilhão no segundo trimestre de 2025 — queda de 59% na comparação anual. No entanto, o lucro por ação superou as projeções, e as ações da empresa subiram 7,45%, maior alta desde março de 2020.
Já a United Airlines teve valorização de 3,11%, mesmo após registrar queda no lucro trimestral. A companhia foi afetada por dificuldades operacionais no aeroporto de Newark, onde concentra cerca de 70% de seus voos.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Projeções indicam otimismo com ações nos EUA
Segundo a consultoria Capital Economics, a atual valorização das ações ligadas à inteligência artificial se baseia mais nos lucros do que em avaliações excessivas (valuations), diferentemente da bolha das empresas de internet (dotcom) nos anos 1990.
Para a consultoria, o mercado americano deve continuar em trajetória de alta até o fim de 2026, com o S&P 500 podendo atingir 7 mil pontos.