O episódio do podcast “Fechamento do Mercado” de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Nesta segunda-feira (18), o dólar encerrou em queda de 0,40%, cotado a R$ 5,56. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subiu 0,59%, fechando aos 134.166 pontos.
O desempenho dos ativos locais foi influenciado por declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que sinalizou a tentativa de negociação com os Estados Unidos para reduzir tarifas comerciais impostas por Donald Trump sobre produtos brasileiros.
Atualmente, os produtos brasileiros estão sujeitos a tarifas de 50%, válidas a partir de 1º de agosto. Haddad indicou que o governo brasileiro busca reduzir essa alíquota para 10%.
- 🎧 Os segredos do mercado no seu ouvido! Ouça os podcasts do Monitor do Mercado e descubra insights valiosos para investir melhor.
Apesar da imprevisibilidade característica das negociações com o governo Trump, a sinalização de um diálogo em andamento animou investidores e empresários.
Além da negociação das tarifas, Haddad afirmou que o governo se prepara para oferecer apoio a setores que venham a ser mais afetados pelas medidas tarifárias. A atuação proativa do governo gerou expectativa positiva no mercado.
Bolsas americanas têm desempenho misto
Nos Estados Unidos, o mercado acionário teve um desempenho moderado. O índice Dow Jones recuou 0,04%, enquanto o S&P 500 subiu 0,14%. Já a Nasdaq, mais exposta a empresas de tecnologia, avançou 0,38%, sinalizando um leve aumento do apetite por risco.
China anuncia hidrelétrica e jazida de urânio
A China também foi destaque no cenário global. O país anunciou a construção da maior hidrelétrica do mundo, próxima ao Planalto Tibetano, e a descoberta de uma jazida de urânio em profundidade recorde.
Ambos os movimentos indicam avanços na área energética e reforçam a posição da China na disputa geopolítica com os Estados Unidos.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Bitcoin também no radar
Já no mercado de criptoativos, o analista Alan dos Santos, da PhiCube, apontou que o bitcoin está em tendência de alta, mas alertou para a possibilidade de uma correção antes de novas valorizações.











