A divulgação das projeções financeiras e operacionais das empresas, conhecidas como guidance, tem um efeito prático e imediato: faz as ações das companhias subirem na Bolsa, na maioria das vezes. A conclusão é do relatório recém-lançado da MZ Group, empresa que fornece tecnologia e inteligência para áreas de Relações com Investidores (RI).
Até o fim de julho, 21,2% das 425 empresas analisadas incluíram projeções nos Formulários de Referência de 2025 — avanço de 13,9% em relação ao estudo anterior.
- ⚡ Investir sem estratégia custa caro! Garanta aqui seu plano personalizado grátis e leve seus investimentos ao próximo nível.
O uso de guidance, apesar de não obrigatório, tem sido adotado como ferramenta para melhorar a previsibilidade e reforçar a transparência com o mercado.
Vínculo entre previsibilidade e valorização das ações
De acordo com a MZ, 53,6% das companhias que divulgaram novas projeções via Fato Relevante registraram alta das ações no dia seguinte. Além disso, em 16 dos 20 setores analisados, empresas que publicaram projeções superaram o desempenho daquelas que não adotaram a prática.
Entre os setores, Alimentos e Bebidas teve a maior proporção de companhias com guidance (53,8% do setor), enquanto Participações e Investimentos teve a menor (3%).
🚀 Enquanto os outros reagem, você já sabe o que fazer! Assine a newsletter gratuita e fique à frente nos investimentos.
Em números absolutos, o relatório da MZ identificou o setor financeiro lidera em fatos relevantes, com 53 documentos sobre projeções divulgados até segunda-feira (27), ou 13,2% dos arquivamentos.
Perfil das empresas que divulgam guidance
Entre as empresas que publicaram projeções:
- 98,9% são classificadas como Categoria A pela CVM
- 68,2% fazem parte do Novo Mercado da B3
- 43,7% têm valor de mercado entre R$ 1 bilhão e R$ 10 bilhões
As métricas mais comuns foram receita (26,7%) e investimentos (CAPEX) (25,6%), dentro de um universo de 75 tipos de indicadores mapeados.
- Fale agora com a Clara, nossa atendente virtual, e tire suas dúvidas sobre investimentos e imóveis: Iniciar conversa
Transparência gera valor de mercado
No relatório, a MZ aponta que a divulgação de projeções tem efeito estratégico ao contribuir para reduzir assimetrias de informação e para fortalecer a relação das companhias com investidores.
A prática também pode reduzir o custo de capital ao aumentar a previsibilidade dos resultados.
Segundo a companhia, a tendência é que mais companhias adotem a divulgação de guidance como diferencial competitivo na construção de valor e reputação no mercado de capitais.