O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subiu levemente nesta quarta-feira (20), com alta de 0,17%, aos 134.666 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 16,2 bilhões.
A recuperação foi limitada pelo desempenho dos bancos, que seguem sob pressão após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Ele deliberou sobre a aplicabilidade de leis estrangeiras no Brasil, como a Lei Magnitsky, que prevê sanções a autoridades acusadas de violar direitos humanos.
O avanço do índice, mesmo que limitado, refletiu a uma correção, uma vez que a Bolsa caiu 2,10% ontem — maior perda desde 4 de abril.
- Enquanto você lê esta notícia, outros investidores seguem uma estratégia validada — veja como automatizar suas operações também.
Pedro Moreira, sócio da One Investimentos, disse ao Broadcast que o cenário aumenta a incerteza para instituições financeiras locais. “No extremo disso estaria a aplicação de sanções [pelos EUA] também aos bancos brasileiros, o que seria devastador”, afirmou.
Destaques do Ibovespa
Após fortes perdas na terça-feira, a recuperação do setor financeiro foi modesta. Santander subiu 2,08%, Banco do Brasil ganhou 0,30% e Itaú ficou praticamente estável, com alta de 0,06%. Bradesco avançou 0,44% (ON) e 0,32% (PN). Já o BTG Pactual caiu 1,10%.
A Vale recuou 0,45%, enquanto Petrobras avançou 0,83% (ON) e 0,60% (PN), acompanhando a alta do petróleo Brent e WTI, que fecharam com ganho de cerca de 1,5%.
Entre as maiores do dia ficaram Pão de Açúcar (+8,62%), Ultrapar (+4,35%) e Auren (+4,05%). Por outro lado, Azzas (-3,42%), Marfrig (-3,16%) e Rumo (-3,11%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.