As instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC) na pesquisa Focus reduziram a previsão de déficit primário em 2023 para 0,45% do Produto Interno Bruto (PIB), de 0,50% na semana passada. O resultado primário equivale à diferença entre a receita e a despesa pública, sem considerar os gastos referentes à dívida do governo – como as despesas com o pagamento de juros.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
A previsão para o resultado nominal – a diferença entre as receitas e as despesas do governo, inclusive aquelas relacionadas à dívida pública – foi de déficit de 7,30% do PIB, igual ao saldo negativo de 7,30% do PIB observado na semana anterior. A estimativa para a dívida líquida do setor público em 2021 diminuiu para 64,07% do PIB, comparada à projeção de 64,10% do PIB da semana passada.
Para 2022, as instituições reduziram a previsão de déficit primário para 0,27% do PIB, de 0,45% na semana passada.
A previsão para o resultado nominal foi de déficit de 7,32% do PIB, inferior ao saldo negativo de 7,50% do PIB observado na semana anterior. A estimativa para a dívida líquida em 2022 diminuiu para 60,36% do PIB, comparada à projeção de 60,50% do PIB da semana passada.
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels