A gestora Âmago Capital avalia que os aspectos da pandemia na economia global e a guerra na Ucrânia, que já dura mais de um mês, acentuam a tendência de uma transição de um ambiente de abundância para um de escassez, com implicações negativas para inflação e o crescimento no longo prazo.
A avaliação foi feita em carta mensal divulgada pela Âmago. Na visão de Rodrigo Barros, cofundador da gestora, há um risco de ruptura entre Ocidente e Oriente.
- É hora de investir em ações? Fale com um especialista da Wise Investimentos e descubra. Não tem custo.
O material ressalta que o trimestre terminou com março apresentando uma grande inconsistência no mercado, sobretudo no que se refere à diferença entre as taxas de inflação e juros, principalmente nos mercados desenvolvidos.
A publicação mensal afirma que, apesar de as restrições de oferta trazidas tanto pela Covid-19 quanto pela guerra da Ucrânia serem em grande parte temporárias, as políticas de longo prazo indicam justamente o oposto: um ambiente onde produzir ficará cada vez mais caro na maior parte dos países.
“O impacto da Covid-19 e da guerra da Ucrânia nas cadeias de suprimento global mostraram a importância de muitas empresas trabalharem com capital de giro mais elevado. O “just in time” está cedendo espaço para o ‘just in case'”, diz o executivo, acrescentando que os investimentos em commodities deverão permanecer limitados.
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA