O presidente Joe Biden culpou o aumento do preço do gás nos Estados Unidos como sendo impulsionado por um “ditador” que cometeu “genocídio a meio mundo de distância” em um discurso em referência clara ao presidente russo Vladimir Putin e à invasão da Ucrânia.
“Seu orçamento familiar, sua capacidade de encher seu tanque, nada disso deve depender se um ditador declara guerra e comete genocídio a meio mundo de distância”, disse Biden num discurso no estado de Iowa.
O presidente havia parado no dia 5 de abril de chamar as atrocidades em Bucha de genocídio, quando perguntado por repórteres se as ações russas ali se encaixam nessa definição. O conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan disse então que os assassinatos documentados até agora na Ucrânia não subiram ao nível de “genocídio”, como definido pelo governo dos Estados Unidos.
O Departamento de Estado tem um longo processo interno para determinar se assassinatos em massa equivalem a genocídio, incluindo a coleta de evidências durante um certo período de tempo.
No início do mês, um vídeo sobre um suposto assassinato em massa começou a circular, mostrando corpos espalhados pelas ruas de Bucha, cidade próxima à capital ucraniana de Kiev. Enquanto a mídia e as autoridades ucranianas colocavam a culpa na Rússia, Moscou negou as acusações, reforçando que a cidade foi bombardeada após as tropas russas se retirarem da região.
Darlan Azevedo / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação



