As bolsas dos EUA fecharam esta quinta-feira (2) em alta. O movimento refletiu a percepção de que a paralisação do governo norte-americano pode ter impacto econômico limitado e o contínuo entusiasmo dos investidores com a inteligência artificial (IA).
Como resposta, os três principais índices de Nova York renovaram seus recordes de fechamento. Confira o desempenho:
- Dow Jones sobe 0,17% (46.519,72 pontos);
- S&P 500 ganha 0,06% (6.715,35 pontos);
- Nasdaq avança 0,39% (22.844,05 pontos).
Segundo a consultoria Capital Economics, o desempenho superior das ações americanas em relação a outros mercados reforça o chamado home bias — a tendência de investidores priorizarem ativos dos EUA.
- Investir em commodities com estratégia profissional é possível — saiba como ativar o Copy Invest do Portal das Commodities.
A consultoria avalia que, apesar do risco de excessos na valorização, a chamada “bolha” do rali de tecnologia e IA não deve se desfazer antes de 2027. Nesse cenário, o S&P 500 seguiria com espaço para novos recordes nos próximos anos.
Otimismo com IA impulsiona techs
A Nvidia avançou 0,91% no pregão e já acumula alta de quase 41% em 2025, apoiada pela demanda em IA e novos acordos com empresas como OpenAI e Intel (+3,78%).
Outro destaque foi a Kodiak AI, que disparou 14,60% após a Soros Fund Management anunciar participação de 5,7% na companhia. Já a Rigetti Computing ganhou 18,61%, beneficiada por pedidos de US$ 5,7 milhões para dois sistemas de computação quântica.
Na direção oposta, a Occidental Petroleum caiu 7,33% após a Berkshire Hathaway anunciar a compra de uma de suas unidades petroquímicas por US$ 9,7 bilhões. O fechamento do negócio está previsto para o quarto trimestre.
Entre as montadoras de veículos elétricos, a Tesla recuou 5,11% após reportar crescimento nas entregas do 3º trimestre, mas queda acumulada no ano em comparação a 2024. Já a Rivian caiu 7,39%, mesmo com desempenho acima do esperado nas entregas trimestrais, pressionada pela revisão para baixo de sua projeção anual de vendas.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.