Um aperto da política monetária pelo Banco Central Europeu (BCE) para reduzir a inflação no curto prazo pode quebrar a economia, disse o membro do conselho do BCE, Fabio Panetta, nesta quarta-feira. Segundo ele, taxas de crescimento na zona do euro podem cair em território negativo neste ano.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
“As taxas de crescimento trimestrais serão muito baixas neste ano”, disse Panetta em discurso. “O impacto adverso da guerra pode levá-las a território negativo e produzir efeitos mais duradouros”.
Segundo ele, os preços do petróleo e do gás permanecerão altos por mais tempo, enquanto os preços dos alimentos também podem subir mais. Por isso, seria muito caro para o BCE reduzir a inflação corrente ao mesmo tempo em que as expectativas de médio prazo permanecem em torno de sua meta, argumentou.
Pandetta ressaltou que a política monetária poderá ser ajustada de acordo com as perspectivas de inflação de médio prazo. Segundo ele, o BCE deve “garantir que a sua orientação política seja transmitida uniformemente em toda a área do euro, o que também evitaria que a fragmentação financeira impedisse as intervenções monetárias e fiscais necessárias”.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash

