O Nissan Kicks, em sua primeira geração (pré-facelift), foi um dos modelos que ajudou a consolidar o segmento de SUVs compactos no Brasil. Lançado em 2016, ele rapidamente conquistou o público com uma fórmula bem executada: design arrojado, um interior espaçoso e um foco claro no conforto e na economia de combustível para o uso urbano.
Mesmo com a chegada da versão reestilizada, o “Kicks antigo” se tornou uma opção extremamente popular e relevante no mercado de seminovos. Nesta análise do modelo 2020, um dos últimos antes da mudança visual, vamos descobrir se seus atributos ainda o tornam uma compra inteligente em pleno 2025.
Estilo que cabe no bolso? Versões e preços do Kicks usado

Em 2020, o Nissan Kicks era oferecido em um leque de versões que atendia diferentes públicos. A de entrada era a S, que podia ter câmbio manual ou CVT. As mais vendidas, no entanto, eram a intermediária SV e a topo de linha SL, ambas equipadas exclusivamente com a transmissão CVT.
De acordo com a Tabela FIPE em outubro de 2025, a versão SV 1.6 CVT tem um preço médio de R$ 96.600. A versão mais completa, SL 1.6 CVT, com itens como a câmera 360°, está na faixa de R$ 102.300, valores competitivos para um SUV seminovo bem equipado.
Coração 1.6 e câmbio CVT: a receita da suavidade (e da paciência)
O conjunto mecânico do Kicks é composto pelo confiável motor 1.6 16V Flex de 114 cv, aliado à transmissão XTRONIC CVT. A proposta central dessa dupla não é a esportividade, mas sim oferecer uma condução suave, linear e focada na eficiência energética, o que agrada em cheio no trânsito das cidades.
Na prática, o Kicks é um carro extremamente agradável de dirigir no para e anda urbano, sem trancos ou ruídos excessivos do motor. Em viagens rodoviárias, porém, o desempenho é apenas suficiente. Com o carro cheio, as retomadas e ultrapassagens exigem mais planejamento e paciência do motorista.
Leia também: Nova lei dos retrovisores já está em vigor para os motoristas brasileiros
Leve como um hatch: o Kicks é amigo do posto de gasolina?
Sim, e este é um dos seus maiores trunfos. O Nissan Kicks foi projetado para ser um dos SUVs mais leves da categoria, o que impacta diretamente no baixo consumo de combustível. Seus números são tão bons que se assemelham aos de hatches compactos, um grande diferencial frente a rivais mais “beberrões”.
Segundo os dados do INMETRO, o Kicks CVT 2020 registra, com gasolina, um consumo de 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. São marcas excelentes que fazem dele uma escolha muito racional para quem se preocupa com os altos custos de combustível.
A famosa gravidade zero: conforto e espaço na cabine
O conforto é a palavra de ordem no interior do Kicks. Um dos grandes destaques são os bancos dianteiros com a tecnologia “Gravidade Zero”, que realmente oferecem um suporte excelente para o corpo e reduzem o cansaço em viagens longas. O painel, embora com muito plástico, tem um desenho moderno e agradável.
O espaço interno é outro ponto forte. Acomoda bem quatro adultos e até um quinto passageiro com relativo conforto no banco de trás. Além disso, seu porta-malas de 432 litros é um dos maiores do segmento, superando muitos concorrentes diretos e tornando o Kicks uma excelente opção para famílias.
Tecnologia à frente do seu tempo: o que o Kicks oferecia?
Para sua época, o Kicks era um dos SUVs mais tecnológicos. A versão SL se destacava pelo painel de instrumentos com uma tela digital configurável e, principalmente, pela Visão 360° Inteligente, um sistema de quatro câmeras que simula uma visão de cima do carro, facilitando enormemente as manobras de estacionamento.
Em segurança, o modelo 2020 já vinha bem servido. Todas as versões com câmbio CVT contavam com controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. A versão SL adicionava ainda controles inteligentes de chassi, que ajudavam a mitigar os movimentos da carroceria em pisos irregulares.
A balança da compra: os pontos fortes e as fraquezas do SUV
Para uma decisão final, é essencial ponderar os prós e contras que definem a experiência de ter um Kicks de primeira geração.
- Pontos Positivos:
- Conforto de rodagem exemplar, graças à suspensão macia e aos bancos.
- Baixíssimo consumo de combustível para um SUV.
- Porta-malas espaçoso de 432 litros e bom espaço interno.
- Pontos Negativos:
- Desempenho do motor 1.6 é apenas suficiente, faltando fôlego na estrada.
- Acabamento interno com muito plástico rígido, apesar do bom design.
- Ausência de uma opção de motor turbo, presente em rivais mais novos.
O Kicks “antigo” ainda é o SUV ideal para a sua família?
O Nissan Kicks 2020 é a compra ideal para quem busca um SUV focado na vida urbana. É perfeito para a família que precisa de espaço, valoriza o conforto acima de tudo e quer um carro econômico para o dia a dia. Seu design atraente e a boa lista de equipamentos nas versões de topo ainda o tornam muito desejável.
Ele não é recomendado for quem faz questão de um desempenho vigoroso e viaja com frequência em estradas serranas ou com o carro carregado. Para esse perfil, SUVs seminovos com motor turbo, como o Chevrolet Tracker ou o Hyundai Creta TGDI, podem ser alternativas mais adequadas.
