O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, encerrou o meio da semana em alta, atingindo 144.800 pontos, em meio a tensão fiscal no país. O movimento foi impulsionado principalmente pelas ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4).
A análise completa sobre o desempenho da Bolsa, o cenário macroeconômico e muito mais já está disponível no episódio desta quinta-feira (23) do podcast “Café do Mercado”, nas principais plataformas de podcasts, e apresentado por Lucas Rocco, CEO da Wiser | BTG Pactual.
- Fale agora com a Clara, nossa atendente virtual, e tire suas dúvidas sobre investimentos e imóveis: Iniciar conversa
Segundo Rocco, a alta do índice não reflete um sentimento generalizado de otimismo. “Diversas ações apresentaram desempenho negativo, como Assaí, CVC e Fleury, que lideraram as quedas do dia”, afirmou.
Dólar sobe com preocupação fiscal
O dólar registrou valorização de 0,12%, encerrando cotado a R$ 5,39. De acordo com Rocco, o movimento reflete a preocupação dos investidores com o quadro fiscal brasileiro, especialmente diante das dificuldades do governo em aprovar medidas de aumento de impostos e conter o déficit das contas públicas — diferença entre gastos e receitas do governo.
Além disso, o temor de uma guinada populista com foco nas eleições do próximo ano tem levado parte do mercado a adotar uma postura mais cautelosa.
Lula e Trump devem discutir tributação
Outro ponto de atenção é o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump, previsto para ocorrer no domingo, na Ásia.
O tema central será a cooperação tributária entre os países, segundo Rocco. O mercado acompanha de perto o resultado dessa reunião, que pode influenciar o fluxo de capitais e as expectativas fiscais.
- Reduza a conta de energia sem obras nem investimentos. Levantamento gratuito mostra quanto você pode economizar no mercado livre de energia
Mercados externos pressionados por resultados corporativos
A falta de divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos, em razão do “shutdown” — paralisação temporária do governo por falta de orçamento aprovado —, que já dura 23 dias, reduziu as referências para os investidores globais.
Enquanto isso, as bolsas americanas registraram quedas. O Nasdaq recuou cerca de 1%, pressionado por resultados corporativos abaixo do esperado, como a retração de 10% nas ações da Netflix. Empresas como AT&T e Mattel também caíram após divulgarem balanços trimestrais.
Rocco observa que a tensão deve continuar com o início da temporada de resultados das “Sete Magníficas”, grupo que reúne as sete maiores empresas de tecnologia dos EUA, de grande influência sobre os índices acionários.