O Indice de Confiança do Comércio (ICOM) do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV IBRE) cedeu 0,2 ponto em março, ao passar de 87,0 para 86,8 pontos. Em médias móveis trimestrais o indicador subiu 0,5 ponto, a primeira alta depois de seis meses de quedas consecutivas.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Em março, houve queda em quatro dos seis principais segmentos do setor. O resultado negativo no mês foi influenciado pela piora do Indice de Expectativas (IE-COM), que caiu 10,0 pontos, chegando a 86,4 pontos, menor patamar desde março de 2021 (70,2 pontos). Já o Indice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 9,5 pontos, ao passar de 78,1 pontos para 87,6 pontos, maior nível desde novembro de 2021 (88,3 pontos).
Com o resultado de março, a confiança do comércio encerra o primeiro trimestre em queda, na comparação com a média do último trimestre de 2021. Depois de dois trimestres de recuperação no meio de 2021, esse é o segundo trimestre seguido de queda da confiança trimestral do setor. Apesar do resultado positivo em março, a queda no primeiro trimestre de 2022 foi influenciada pela redução do Indice de Situação Atual, que já vinha desacelerando desde o final do ano passado. Pelo lado das expectativas, o IE-COM no trimestre mostra reação com uma pequena alta de 1,3 ponto, mesmo com a queda do dado pontual de março.
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

