Aquele momento em que o carro pequeno já não serve para a família é um marco. A busca por espaço, segurança para quem amamos e conforto para viagens se torna prioridade. É nesse ponto que o Volkswagen Virtus surge como uma solução robusta, unindo design moderno e a confiança da marca.
O que define o design do Virtus?
O sedan da Volkswagen se destaca imediatamente pelo seu porte e excelente espaço interno. Construído sobre a moderna plataforma modular MQB, o Virtus oferece um entre-eixos generoso. Isso se traduz diretamente em conforto superior para os passageiros do banco traseiro.
Além disso, o porta-malas é um dos maiores da categoria, com impressionantes 521 litros, tornando-o ideal para bagagens. Recentemente, o modelo passou por uma atualização visual significativa, adotando faróis em LED em todas as versões. Esse novo estilo remete ao Jetta, conferindo ao Virtus uma aparência mais sofisticada e executiva.

Quais são as principais versões do Virtus?
A linha do Virtus é bastante diversificada, pois busca atender diferentes perfis de consumidores. Ela começa nas opções de entrada, equipadas com o motor 170 TSI (1.0 turbo flex), focadas em ótimo equilíbrio entre desempenho e custo. Em seguida, surgem as versões intermediárias, como a Comfortline e a Highline, que utilizam o conhecido motor 200 TSI.
Estas opções intermediárias adicionam um pacote mais completo de equipamentos de conforto e tecnologia. A versão Exclusive (que substituiu a antiga GTS) coroa a gama com o potente motor 250 TSI (1.4 turbo).
O resumo das principais motorizações por versão pode ser visualizado na tabela a seguir:
| Versão (Exemplos) | Motorização Principal | Foco Principal |
| Versões de entrada | 170 TSI (1.0 Turbo) | Custo-benefício e eficiência |
| Comfortline / Highline | 200 TSI (1.0 Turbo) | Equilíbrio (Potência e Equipamentos) |
| Exclusive | 250 TSI (1.4 Turbo) | Desempenho e sofisticação |
Como é a motorização e o consumo?
A eficiência é um ponto forte de toda a linha Volkswagen Virtus, graças aos motores turbo da família TSI. O motor 1.0 turbo (170 TSI) entrega agilidade no trânsito urbano, enquanto o 200 TSI oferece mais torque para ultrapassagens. O 1.4 turbo (250 TSI), por sua vez, transforma o sedan em um verdadeiro esportivo familiar.
A maioria das versões utiliza o câmbio automático de seis marchas, conhecido por suas trocas suaves. Essa transmissão contribui diretamente para um consumo de combustível equilibrado. O carro demonstra, assim, boa eficiência tanto com etanol quanto com gasolina.
Leia também: O hatch que está mudando o conceito de economia e encantando brasileiros
O Volkswagen Virtus é seguro?
A segurança sempre foi um pilar do projeto Virtus, que conquistou nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP. A avaliação máxima vale tanto para a proteção de adultos quanto para crianças. Isso se deve, em grande parte, à sua estrutura robusta e à presença de seis airbags de série em todas as versões.
Além disso, o carro conta obrigatoriamente com controle de tração e estabilidade (ESC). Versões mais caras podem incluir recursos avançados de assistência ao motorista. Veja os principais destaques de segurança presentes no modelo:
- Seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina).
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração.
- Piloto automático adaptativo (ACC) (disponível nas versões superiores).
- Sistema de frenagem autônoma de emergência.
Vale a pena comprar o Virtus?
Decidir pelo Volkswagen Virtus significa, acima de tudo, priorizar o espaço interno e a segurança. Ele compete fortemente no segmento de sedans compactos, superando rivais como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S. A principal vantagem competitiva está no volume do porta-malas e no conforto dos passageiros.
No vídeo a seguir, podemos ver detalhes do Volkswagen Virtus:
Embora seu preço possa ser um pouco superior em algumas versões, o pacote tecnológico justifica a diferença. A central multimídia VW Play e a solidez da construção são diferenciais importantes. Portanto, é um investimento justificado para quem busca um carro familiar completo, durável e com boa dirigibilidade.









