O projeto de lei que altera as regras do Imposto de Renda da pessoa física e prevê o fim da isenção sobre o pagamento de dividendos acima de R$ 50 mil pode gerar uma corrida pela antecipação de pagamentos pelas companhias, afirma o BTG Pactual.
A proposta em tramitação no Senado inclui a criação de uma alíquota de 10% sobre os dividendos pagos a partir de 2025. No entanto, os valores declarados com base nos lucros obtidos até 2025, incluindo lucros acumulados e reservas, continuarão isentos. Esse intervalo, segundo relatório do BTG Pactual, cria uma janela de oportunidade para que empresas antecipem o pagamento de dividendos antes da nova tributação.
- O novo imposto sobre dividendos pode mudar o bolso de quem investe e empreende. Nesta quarta (5), às 19h, especialistas explicam tudo na live do Monitor do Mercado. Ative o lembrete e participe!
Segundo o banco de investimentos, companhias de setores como serviços básicos, telecomunicações, construção civil e materiais básicos estão em melhor posição para realizar distribuições extraordinárias nos próximos meses.
A análise considerou fatores como o volume de lucros acumulados, nível de endividamento (alavancagem), planos de investimento e composição da base acionária — já que a tributação pode variar conforme o perfil dos acionistas.
BTG vê dividendos de até 20%
O banco aponta que algumas empresas podem realizar pagamentos que representem retornos entre 15% e 20% sobre o valor investido. Entre os nomes citados estão Metalúrgica Gerdau (GOAU4), Unifique (FIQE3), Blau (BLAU3), Marcopolo (POMO4) e Eztec (EZTC3).
Outras companhias, como Copel (CPLE6) e Intelbras (INTB3), também aparecem com potencial de retorno próximo a 15%.
Além disso, o BTG lista outras 12 empresas com probabilidade de distribuir dividendos com yield (retorno sobre o preço da ação) acima de 10%, incluindo:
- Ambev (ABEV3);
- TIM (TIMS3);
- Eletrobras (ELET6);
- Direcional (DIRR3);
- Cyrela (CYRE3);
- Gerdau (GGBR4);
- Lavvi (LAVV3);
- Isa Energia (ISAE3);
- Energisa (ENGI11);
- C&A (CEAB3);
- PetroReconcavo (RECV3);
- Usiminas (USIM5);
- Irani (RANI3).
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Entenda o impacto da tributação na prática
Diante da complexidade e da importância do tema, o Monitor do Mercado, em parceria com a Wiser Investimentos, fará uma live gratuita nesta quarta-feira (5) com especialistas em Direito Tributário e investimentos para explicar o que muda, quando muda e como se planejar para não sofrer com a mudança. Confira:
Evento: Live “Tributação de dividendos — o que muda para investidores e empresários em 2026”
Data: 5 de novembro, às 19h
Local: YouTube do Monitor do Mercado
Participantes: Eduardo Diamantino (tributarista) e Francisco Jovetta Neto (diretor de Plan & Wealth da Wiser), com mediação de Marcos de Vasconcellos (Monitor do Mercado). Garanta sua vaga clicando aqui.









