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A lei dos retrovisores já está em vigor para todos motoristas brasileiros

Paulo Por Paulo
14/nov/2025
Em Economia, Notícias
A lei dos retrovisores já está em vigor para todos motoristas brasileiros

Regra sobre retrovisores que entrou em vigor e impacta motoristas brasileiros - Créditos: depositphotos.com / wlowe5051@gmail.com - Créditos: depositphotos.com / JanPietruszka

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O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem atualizado as diretrizes de segurança veicular no brasil. É importante notar que um pacote crucial (incluindo o Controle de Estabilidade) já é obrigatório desde 2024, e novas regras adicionais, como as de retrovisores para transporte escolar, possuem um cronograma de implementação separado.

Quais itens de segurança já são obrigatórios desde 2024

A principal mudança na segurança veicular já está em vigor. Desde 1º de janeiro de 2024, todos os veículos 0 km vendidos no brasil, incluindo projetos antigos, devem sair de fábrica com um pacote de segurança compulsório.

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Essa regra também se aplica a veículos de maior porte (vans, ônibus, caminhões) desde a mesma data. A lista de equipamentos que se tornaram obrigatórios em 2024 inclui:

  • Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC);
  • Luzes Diurnas de Rodagem (DRL);
  • Alerta de cinto de segurança (sonoro e visual);
  • Luzes de frenagem de emergência (pisca-alerta automático);
  • Repetidores laterais de seta.
Regra sobre retrovisores que entrou em vigor e impacta motoristas brasileiros – Créditos: depositphotos.com / AllaSerebrina

Como o controle de estabilidade (ESC) atua

O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) é o destaque do pacote de 2024. Este sistema ajuda a evitar que o motorista perca o controle do veículo em curvas fechadas ou durante desvios bruscos.

O ESC corrige a trajetória do veículo automaticamente, freando rodas individualmente. Isso previne derrapagens, saídas de pista e reduz significativamente o risco de capotamentos.

E as novas regras para retrovisores escolares

Este é um tema separado e mais recente. O Contran publicou a Resolução 993/2023, que foca em reduzir pontos cegos no transporte escolar (vans e micro-ônibus) com novos requisitos para espelhos e câmeras.

O cronograma de implementação é diferente. A regra já vale para novos projetos de veículos (lançamentos) desde 2025, mas a adequação total para todos os veículos em produção só será obrigatória em janeiro de 2028.

Leia também: Brasileiros saltitam de alegria com a nova lei do IPVA aprovada que começará a valer em 2026

Qual o impacto esperado na segurança do trânsito

O objetivo central dessas regulamentações é a redução de acidentes e a proteção da vida. Cada item desempenha um papel específico na prevenção de colisões ou na mitigação de seus efeitos.

A tabela abaixo resume a função de proteção de cada item:

Item de SegurançaFunção Principal
Controle de Estabilidade (ESC)Previne derrapagens e perda de controle.
Luzes Diurnas (DRL)Torna o veículo visível durante o dia.
Novos Retrovisores (Escolar)Reduz pontos cegos e protege pedestres.
Luz de Frenagem de EmergênciaAlerta o motorista de trás em paradas bruscas.

Onde consultar as regras oficiais

A responsabilidade pela adequação é compartilhada. As montadoras devem garantir que os veículos saiam de fábrica em conformidade, enquanto os proprietários devem manter os itens em perfeito funcionamento.

O cidadão pode consultar as normas na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As resoluções que tratam desses temas são a Resolução nº 799/2020 (pacote ESC/DRL) e a Resolução nº 993/2023 (retrovisores).

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Regra sobre retrovisores que entrou em vigor e impacta motoristas brasileiros – Créditos: depositphotos.com / leungchopan

O “anjo da guarda” eletrônico que já é obrigatório (e o que ele faz)

Muitos dos novos itens obrigatórios, como as Luzes Diurnas (DRL), visam fazer você ser visto. Mas o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), obrigatório em todos os carros 0 km desde 2024, tem uma função muito mais ativa: ele age para evitar que você perca o controle do veículo.

Pense nele como um “anjo da guarda” eletrônico. Se você entrar rápido demais em uma curva ou precisar desviar bruscamente de um obstáculo, o sistema detecta o início da derrapagem antes mesmo que o motorista humano perceba.

Ele então assume o controle por milissegundos, freando rodas individualmente (por exemplo, freando só a roda dianteira esquerda e a traseira direita) para “puxar” o carro de volta à trajetória correta, corrigindo a rota e prevenindo acidentes graves como capotamentos.

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