Conhecida como “Cidade Saúde”, Guarapari é o destino mais famoso do litoral do Espírito Santo. A cidade atrai milhares de turistas todos os anos, encantados por suas praias de águas claras e, principalmente, pelas famosas areias monazíticas com supostas propriedades terapêuticas.
Quais são as praias e atrações que não posso perder?
A praia mais emblemática da cidade é a Praia da Areia Preta, no centro, cujas areias escuras são ricas em monazita e conhecidas por suas qualidades medicinais. Para quem busca agito e infraestrutura completa, a Praia do Morro é a mais popular, com um calçadão vibrante, quiosques e uma vasta oferta de lazer.

Para um cenário mais paradisíaco, as praias da Enseada Azul (Peracanga, Guaibura e a badalada Bacutia) são imperdíveis, com suas águas calmas e esverdeadas. O centrinho da cidade, com sua feira de artesanato, e um passeio pelos canais de Guarapari completam o roteiro.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Praia da Areia Preta: Famosa pelas areias monazíticas.
- Praia do Morro: A mais badalada e com a melhor infraestrutura.
- Enseada Azul: Conjunto de praias paradisíacas (Bacutia, Peracanga).
- Praia de Setiba: Natureza preservada e mar tranquilo.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Guarapari possui um clima tropical litorâneo, com sol e calor na maior parte do ano. O verão é a alta temporada, com temperaturas elevadas, a cidade lotada e chuvas rápidas de fim de tarde, típicas da estação.
A melhor época para visitar é durante a primavera e o outono, especialmente entre março e maio e de setembro a novembro. Nesses períodos, o clima continua agradável para aproveitar as praias, mas a cidade está mais vazia e os preços, mais acessíveis. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 124.677 pessoas (2022)
- DDD: 27
- Clima Predominante: Tropical Litorâneo
- Localização: Litoral do Espírito Santo
Leia também: Amantes da literatura descobrem a cidade maranhense que é o berço de grandes poetas brasileiros – Monitor do Mercado
O custo para visitar a Cidade Saúde é alto?
O custo de uma viagem para Guarapari pode variar bastante. Durante a alta temporada de verão, a cidade se torna um destino caro, com preços de aluguel e alimentação inflacionados pela alta demanda, especialmente de turistas mineiros, veja abaixo o vídeo do canal Lívia Ávila:
Fora da temporada, no entanto, Guarapari se transforma em um destino com excelente custo-benefício, com preços bem mais acessíveis. O planejamento é a chave para aproveitar o melhor da cidade sem gastar muito. Mais informações podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Guarapari.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para turistas, a Praia do Morro é a escolha ideal para quem busca agito, comércio e a maior oferta de apartamentos de temporada. O Centro é uma opção prática e mais tradicional, enquanto a região da Enseada Azul é perfeita para quem busca praias mais bonitas e um ambiente mais exclusivo.
Para morar, essas mesmas regiões são as mais procuradas, cada uma com seu perfil. A infraestrutura turística da cidade é um dos destaques do estado, como promove o portal Descubra o Espírito Santo, do governo estadual.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Praia do Morro: O coração do agito turístico.
- Centro (Praia da Areia Preta/Castanheiras): Conveniência e tradição.
- Enseada Azul (Bacutia/Peracanga): Ideal para quem busca exclusividade e beleza.
- Setiba: Para quem prefere tranquilidade e contato com a natureza.









