Localizado no centro-sul do Ceará, Iguatu se consolidou como um dos mais importantes polos educacionais do interior cearense. A cidade atrai estudantes de toda a região em busca de ensino superior de qualidade, oferecendo um ambiente tranquilo e focado no desenvolvimento.
Quais são as atrações da cidade além dos estudos?
O principal ponto de lazer da cidade é a Lagoa da Telha, um complexo com calçadão, bares e restaurantes que se torna o ponto de encontro nos fins de semana. O Centro Histórico revela a memória da cidade, com a imponente Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana e casarões antigos.

A cultura local é celebrada em eventos como o Iguatu Festeiro, que movimenta a cidade com shows e atividades. Para uma vista panorâmica, o Alto do Jucá oferece uma bela paisagem da região, especialmente ao entardecer.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Lagoa da Telha: Principal área de lazer e gastronomia.
- Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana: Marco histórico e religioso.
- Ponte Metálica Demócrito Rocha: Cartão-postal sobre o rio Jaguaribe.
- Centro Histórico: Arquitetura do final do século XIX.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Iguatu possui um clima semiárido muito quente, com sol intenso durante quase todo o ano. O período chuvoso, conhecido como “inverno”, concentra-se entre fevereiro e maio, enquanto a estiagem predomina no segundo semestre.
A melhor época para visitar a cidade é durante os festejos de sua padroeira, Senhora Sant’Ana, em julho, ou no período de clima mais ameno, entre junho e agosto. Para os estudantes, o ano letivo dita o ritmo da cidade. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 98.243 pessoas (2022)
- DDD: 88
- Clima Predominante: Semiárido Quente
- Fundação: 25 de janeiro de 1853
Leia também: Cidade baiana, fundada em 1534, é o local oficial do descobrimento do Brasil – Monitor do Mercado
O custo de vida para um estudante é acessível?
Sim, o custo de vida baixo é o grande atrativo de Iguatu para estudantes. Os valores de aluguel, alimentação e transporte são consideravelmente mais baratos do que nas grandes capitais, permitindo que os jovens foquem nos estudos com mais tranquilidade financeira, veja abaixo o vídeo do canal Cidades & Cia:
A cidade é bem servida de comércios e serviços essenciais, garantindo uma boa estrutura para seus moradores. Informações sobre a infraestrutura local podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Iguatu.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para estudantes, os bairros próximos às instituições de ensino, como Prado, Centro e Areias, são os mais procurados, pela conveniência e oferta de imóveis para aluguel.
Para quem busca morar com mais tranquilidade, bairros como Planalto e Vila Centenário são boas opções residenciais. O potencial educacional da região é um dos destaques do estado, como promove a Secretaria do Turismo do Ceará.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Centro: O coração comercial e de serviços.
- Prado: Tradicional e próximo a polos educacionais.
- Bastiana: Bairro em crescimento com boa infraestrutura.
- Esplanada: Residencial e com fácil acesso ao centro.









