O mito de que “carro 1.0 é fraco” ficou definitivamente no passado com a popularização dos motores turbo. Em 2025, esses propulsores dominam o mercado ao entregar desempenho de motor maior com o consumo de um popular.
Qual o 1.0 turbo mais potente?
A disputa pela potência máxima é liderada, sem dúvida, pelo motor Stellantis T200. Esse propulsor equipa o Fiat Pulse, Fastback e as versões de topo do Peugeot 208. Além disso, ele entrega 130 cv com etanol e 20,4 kgfm de torque, garantindo agilidade de sobra na cidade.
O Renault Kardian corre por fora, mas se destaca onde realmente importa, que é o torque. Com 22,4 kgfm, ele oferece a maior força da categoria, superando até o lendário Volkswagen Nivus. Consequentemente, isso se traduz em arrancadas vigorosas e uma sensação de força imediata ao pisar no acelerador.

Quem vence na economia de combustível?
Se o foco é gastar pouco no posto, o Chevrolet Onix Plus continua imbatível na categoria. De fato, o sedã registra médias rodoviárias impressionantes, alcançando até 16,6 km/l com gasolina segundo o Inmetro. A aerodinâmica favorável e o câmbio de relações longas permitem, assim, viajar em alta velocidade com o giro do motor baixo.
O Volkswagen Polo TSI manual também merece destaque pela eficiência puramente mecânica e baixo atrito. Sem as perdas de um conversor de torque automático, ele consegue ser extremamente econômico na cidade. Portanto, é a escolha racional para quem roda muito em aplicativos e prioriza o custo por quilômetro.

O tipo de correia muda a manutenção?
A durabilidade é o ponto crítico que separa os projetos, especialmente no sistema de distribuição. O motor T200 da Fiat utiliza corrente de comando, um componente feito para durar a vida toda do veículo. Isso reduz o custo de revisões e elimina o risco de quebras súbitas que destruiriam o motor.
Já os motores da Chevrolet utilizam a polêmica correia dentada banhada a óleo para reduzir ruídos. Embora eficiente, ela exige rigor absoluto com o óleo lubrificante e o prazo de troca para não esfarelar. O uso de óleo incorreto pode, infelizmente, degradar a correia precocemente e gerar resíduos que entopem a bomba.
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Qual entrega o melhor desempenho?
O peso é o inimigo da performance, e é por isso que o Citroën C3 You! surpreende nas pistas. Ao colocar o motor turbo de 130 cv em uma carroceria leve, ele se tornou o foguetinho da categoria. Com efeito, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos, um número digno de esportivos.
O Volkswagen Polo TSI, mesmo com menos potência, compensa com um acerto de chassi que privilegia a dinâmica. Ele faz o 0-100 na casa dos 10,5 segundos, mas transmite uma sensação de controle superior. A seguir, veja os dados essenciais para comparar as opções mais quentes de 2025:
- Citroën C3 You!: 130 cv e 0-100 km/h em 8,4s.
- Renault Kardian: 125 cv e maior torque da categoria (22,4 kgfm).
- VW Polo TSI: 116 cv e média de 16,1 km/l na estrada.
- Chevrolet Onix Plus: 116 cv e campeão de consumo (16,6 km/l).
- Fiat Pulse: 130 cv e robustez do motor T200.
Qual a compra mais inteligente?
A escolha ideal depende, certamente, do seu perfil de uso e tolerância a riscos de manutenção. Para quem busca diversão e desempenho bruto pagando menos, o Citroën C3 You! é a melhor relação custo-potência. Por outro lado, para quem prioriza robustez e revenda fácil, o Fiat Pulse ou Volkswagen Polo são apostas mais seguras.
O Chevrolet Onix continua sendo o rei da racionalidade, desde que o dono seja disciplinado com a manutenção. Enfim, em 2025 não existe mais carro 1.0 “manco”, mas sim a escolha entre priorizar a arrancada ou a autonomia.









