As expectativas para indústria da construção em 2026 apresentaram uma melhora em dezembro na visão dos empresários, segundo sondagem Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (17).
No último mês do ano, houve avanço nas projeções para novos empreendimentos e serviços, compras de matérias-primas, nível de atividade e número de empregados. Isso indica um cenário de maior disposição das empresas para expandir operações no próximo ano.
- Tem precatórios a receber? Saiba que possível sair da fila e transformar em dinheiro já. Clique aqui e simule a venda.
O índice de expectativa de nível de atividade subiu 1,3 ponto em dezembro, passando de 50,4 para 51,7 pontos — para a CNI, valores acima de 50 pontos indicam expectativa de crescimento da atividade nos meses seguintes.
Segundo o estudo, o resultado mostra que a percepção dos empresários em relação à expansão do setor em 2026 se tornou mais positiva ao fim de 2025.
Para Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o desempenho pode ser explicado por fatores sazonais e estruturais. O início do ano costuma concentrar mais obras e lançamentos na construção.
Além disso, Azevedo destaca a influência de medidas voltadas ao novo modelo de crédito imobiliário e a perspectiva de redução da taxa de juros, fatores que tendem a facilitar o financiamento de projetos e a demanda por imóveis.
Intenção de investimento em construção melhora
A melhora das expectativas também se refletiu na intenção de investimento das empresas da indústria da construção. O índice subiu 1 ponto, de 42,3 para 43,3 pontos, registrando a terceira alta nos últimos quatro meses.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Apesar do avanço, o indicador ainda permanece abaixo do patamar observado no início de 2025, quando marcava 45,1 pontos, o que indica que o setor segue cauteloso em relação a novos aportes.





