Entenda tudo que movimentou o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta segunda-feira (25), com o podcast Fechamento do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo.
Hoje (25), o Ibovespa enfrentou uma leve queda e o dólar registrou alta, influenciados por preocupações contínuas sobre a economia chinesa e a perspectiva de taxas de juros elevadas nos Estados Unidos. O Ibovespa encerrou o dia com uma queda de 0,07%, atingindo 115.925 pontos, enquanto o dólar subiu 0,69%, chegando a R$4,96.
Cenário internacional impacta o mercado
O mercado financeiro brasileiro foi afetado principalmente pelo cenário internacional. Os investidores voltaram sua atenção para o Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed), que manteve as taxas de juros inalteradas em sua reunião da semana passada, mas deixou aberta a possibilidade de futuros aumentos. O presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou sua visão de que os custos de empréstimos permanecerão altos por um período prolongado, devido à resiliência da economia dos EUA.
Além disso, a crise de liquidez da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande continuou a gerar preocupações. A empresa anunciou no domingo que estava impossibilitada de emitir novos títulos, devido a uma investigação da Comissão Reguladora de Valores da China por possíveis violações nas normas de divulgação de informações. Esse desdobramento continuará sendo monitorado de perto pelo mercado.
Desempenho das ações no Brasil
No cenário corporativo brasileiro, algumas ações se destacaram. As ações da CVC registraram um ganho de 5,75%, seguidas pelas ações da WEG, com uma alta de 4,61%, e as ações da IRB, que subiram 2,35%. Por outro lado, as principais quedas foram observadas nas ações da Magazine Luiza, com uma queda de 4,02%, seguidas pelas ações da Gol, que caíram 3,58%, e as ações da Azul, que tiveram uma queda de 2,85%. Além disso, as ações do Grupo Casas Bahia caíram 13,24%.
Perspectivas futuras
Na próxima semana, os investidores estarão atentos à leitura de agosto do índice de inflação preferido pelo Banco Central dos Estados Unidos, o PCE, agendado para sexta-feira. As decisões do Fed e os desenvolvimentos na China continuarão sendo fatores-chave que impactarão os mercados financeiros globais.
Podcast
Em episódios diários, no começo e no fim do dia, com cerca de 5 minutos, o programa mantém seus ouvintes atualizados sobre os pontos mais importantes da economia e do mundo financeiro.
São notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões para seus investimentos e cuidar bem do seu dinheiro.
Aproveite para ficar por dentro do que importa para a sua vida financeira, com especialistas no assunto, como Thiago Raymon, gestor da Titan Capital; Lucas Rocco, André Ribeiro e Pablo Piero, da Wise Investimentos | BTG Pactual; Marcos Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e muito mais!
Imagem: Unsplash