As bolsas de Nova York encerraram o pregão em baixa nesta terça-feira (19), com investidores adotando uma postura cautelosa à medida que aguardam a decisão sobre juros pelo Federal Reserve (Fed), que acontecerá amanhã. Além disso, a alta nos retornos dos Treasuries também exerceu pressão sobre o mercado. A expectativa predominante é de que o banco central americano mantenha as taxas no atual patamar, embora haja a perspectiva de que elas permaneçam “mais altas por mais tempo”, de acordo com muitos analistas.
- Dow Jones fechou com uma queda de 0,31%, atingindo 34.517,73 pontos;
- S&P 500 registrou perdas de 0,22%, encerrando o dia com 4.443,95 pontos;
- Nasdaq cedeu 0,23%, fechando aos 13.678,19 pontos.
Expectativa sobre as taxas de juros
As bolsas operaram em tendência de baixa durante todo o pregão, com os investidores mostrando cautela no dia que antecede o anúncio das decisões de juros pelo Fed.
A probabilidade de que os dirigentes do Fed optem por manter as taxas básicas de juros na faixa atual de 5,25% – 5,50% é de 99%, de acordo com o monitoramento do CME Group. Por outro lado, cortes nas taxas só são previstos para a metade do próximo ano, e, segundo algumas casas de análise, eles não são garantidos, como apontado em reportagem especial publicada no Broadcast hoje.
Impacto nos rendimentos dos Treasuries
Nesse contexto, os rendimentos dos Treasuries tiveram um aumento significativo, com a T-note de 10 anos atingindo sua máxima desde 2007. Esse movimento tende a pressionar a demanda por ações, impactando o mercado de investimentos.
Montadoras em destaque
Entre os destaques do dia, as ações da GM e da Ford subiram 1,86% e 1,78%, respectivamente. No noticiário, a greve dos trabalhadores das montadoras americanas ganhou novos desdobramentos, com o sindicato da categoria (United Auto Workers, UAW) ameaçando estender as paralisações em mais fábricas caso a Ford, a General Motors e a Stellantis não avancem significativamente em direção a um acordo até o final da semana.
Desempenho das petrolíferas
Por outro lado, as ações das petrolíferas americanas Chevron (-0,01%) e ExxonMobil (-0,26%) fecharam no vermelho devido à desvalorização do petróleo, após um início de pregão em alta, enquanto os preços da commodity ainda estavam em ascensão.
Imagem: Unsplash