Ainda na tentativa de superar o ChatGPT, a inteligência artificial da Google (Bard), começa a ter integração com outros serviços da empresa, como o YouTube e o Gmail. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (19), e possui como intuito tornar o Bard “uma assistente da vida real”, conforme mencionado pela própria empresa.
YouTube, Drive, Gmail, Voos, Maps e Hotels são os outros aplicativos da companhia contemplados pela integração, que tomou o nome de ‘Bard Extensions’ (‘Extensões Bard’, em tradução livre).
Agora, os usuários terão a possibilidade de importar dados de outros produtos da Google, podendo, por exemplo, receber horários atualizados de voos, detalhes sobre os hotéis e até mesmo sugestões de vídeos relacionados ao destino no YouTube, ao planejar uma viagem.
Atrasos atrapalham sucesso do Bard
Após a demora em trazer o recurso ao Brasil, que chegou ao país apenas cinco meses depois do seu lançamento, o que foi anteriormente noticiado pelo Monitor do Mercado, o chatbot da Google falha mais uma vez ao trazer as novidades do Bard Extensions liberadas apenas em inglês. A empresa promete, entretanto, permitir as integrações em mais de 40 idiomas em breve.
O desespero da Google tem motivo
A Google, que sempre esteve numa espécie de ‘pódio’ da internet, comprando o YouTube em 2006 e presente com seus serviços na maioria das marcas de celulares Android, se vê cada vez mais ameaçada pela ascensão da inteligência artificial, que muda a lógica do buscador que domina a internet há 26 anos.
A pressa para entregar um concorrente do ChatGPT trouxe uma IA com atrasos recorrentes de acessibilidade aos países onde a tecnologia foi disponibilizada.
Vale lembrar que, conforme já noticiado pelo Monitor do Mercado, em maio deste ano, Bill Gates, co-fundador da Microsoft, mencionou que a evolução da IA poderia significar o fim das ferramentas de pesquisa. “Você nunca mais vai acessar um site de busca”, disse.
Imagem: NurPhoto/Getty Images