Após três quedas consecutivas, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, voltou a subir nesta quinta-feira (19), fechando o dia em alta de 1,35%, aos 188.534,42 pontos. Na semana, o índice sobe 1,11%.
A alta refletiu a divulgação do IBC-Br, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O indicador recuou 0,18% de novembro para dezembro, abaixo do consenso de mercado, que projetava uma queda maior, de 0,4%.
Além disso, o mercado brasileiro continua com um fluxo de capital estrangeiro consistente, movimento que contribui para o bom desempenho da Bolsa no ano, segundo analistas.
- Quer investir com mais critério em 2026? Participe da Masterclass Virada Financeira, ao vivo no dia 23/02.
Destaques do Ibovespa
As ações da Petrobras foram destaque. Os papéis subiram 2,62% (ON) e 1,67% (PN), acompanhando a valorização do petróleo no mercado internacional. No setor bancário, destaque para Banco do Brasil (ON +2,48%) e Bradesco (ON +1,83% e PN +2,01%).
Por outro lado, o setor metálico registrou desempenho mais fraco. As ações da Vale chegaram a cair durante o dia, mas encerraram com leve alta de 0,2%.
O mercado continua sem referência do minério de ferro negociado em Dalian, na China, devido ao feriado prolongado do Ano-Novo Lunar.
Entre as maiores altas do dia destacaram-se Axia Energia (+6,94%), Hapvida (+6,62%) e Rede D’Or (+4,23%). Já entre as quedas, ficaram Pão de Açúcar (-9,82%), Raízen (-7,46%) e WEG (-3,78%).
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.



