Na última quinta-feira (20), estreou “Barbie” nos cinemas, sucesso de bilheteria que, no primeiro fim de semana após sua estreia, rendeu cerca de US$ 155 milhões (aproximadamente R$ 740 milhões). Mas a empolgação com o filme não tem atingido apenas os fãs de cinema.
O longa também impulsionou as ações da Mattel (MAT), dona da marca associada à protagonista, que, inclusive, é citada no filme. Recentemente, a Roth MKM elevou o preço-alvo do papel para US$ 24, mantendo uma classificação de compra.
Só nesta quinta-feira (27), as ações da Mattel subiram mais de 5% na Nasdaq, cotadas a US$ 22,40. Levando em conta todo o mês de julho, a valorização foi de praticamente 15%.
A Mattel deve ganhar com o lançamento de novos produtos inspirados no filme. A empresa anunciou uma linha de bonecas com os looks da protagonista, vivida pela atriz Margot Robbie, e dos personagens interpretados por Ryan Gosling (Ken), America Ferrera (Gloria) e Issa Rae (presidente).
Na Amazon, a peça mais barata sai por R$ 349,99 e traz a Barbie em um vestido xadrez rosa de inspiração vintage. O Ken Surfista, com sua prancha de surfe, também sai por esse mesmo valor. Veja os preços de outros produtos nesta matéria do Estadão Recomenda.
Em 2022, o desempenho das ações da Mattel teve uma queda de 22,16%. No período que abrange os últimos 12 meses, a desvalorização foi de 3,79%. O lucro operacional da empresa também teve uma piora no ano passado, passando a US$ 676 milhões – redução de US$ 54 milhões em relação ao observado em 2021.
O mundo parece estar inundado da cor rosa Barbie depois do lançamento do longa. A Mattel aproveitou o momento e fechou parceria com 100 marcas, que incluem Gap Inc. e a empresa de pisos Ruggable. Mas a fabricante obtém apenas uma fração da receita das vendas dos produtos licenciados, então ainda depende da venda de seus próprios brinquedos para gerar resultados.
A natureza adulta do filme, que trata assuntos mais sérios, mesmo que com humor, pode limitar as vendas de brinquedos, mas também gera toda uma imagem e marketing associado, prendendo a atenção da mídia em torno da marca Barbie, observou o analista do Goldman Sachs, Stephen Laszczyk. Ele atualizou sua estimativa de receita da Barbie na semana passada e agora vê as vendas da marca subindo 1,7%, para US$ 1,52 bilhão este ano, com todo o crescimento ocorrendo no segundo semestre.
A Mattel planeja outras adaptações cinematográficas de seus brinquedos, incluindo Hot Wheels, programado para 2025, tentando replicar a mesma receita de sucesso utilizado com Barbie.
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