Iniciativa será continuada em 2020 com ampliação de alcance de público
O Projeto Programe Seu Futuro foi lançado em abril de 2019, com o objetivo de mudar a dinâmica das escolhas profissionais e das aspirações para o futuro dos jovens em áreas vulneráveis. Com o encerramento da primeira edição, os alunos participantes receberam diploma de conclusão dos cursos em evento realizado hoje, 10/12, no Rio de Janeiro.
Sobre os cursos
O projeto foi iniciado na Vila Olímpica Clara Nunes, na região de Acari, onde foram oferecidos quatro cursos:
- Programação: JavaScript, Lógica de Programação e Web Development com HTML e CSS.
- Jovem Alerta: introdução ao mundo do trabalho, oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
- Educação Financeira: promovido pelo Instituto Sicoob.
- Blockchain: realizado pela Blockchain Academy (ainda em andamento).
A estrutura dos cursos foca em preparar os jovens para a vida profissional, complementando suas formações com competências específicas do mercado de trabalho. “A experiência foi muito positiva. Por meio do projeto, o CIEE contribuiu com orientações profissionais e realizou a intermediação dos alunos em processos de seleção, tendo um deles aprovado. No curso de programação, tivemos relatos de alunos que mudaram suas perspectivas profissionais devido ao contato que tiveram com a área de TI. Inclusive, um dos alunos realizou o vestibular de 2019 para ciência da computação. Programação e TI são temas muito demandados pelo mercado de trabalho e observamos impactos muito importantes do projeto, como jovens tendo contato pela primeira vez com o computador”, comentou Erick Baumgartner, do Departamento de Avaliação de Impacto do Banco Mundial (DIME).
O Programe Seu Futuro é acompanhado pelo DIME, que tem como intuito compreender a melhor abordagem para oferecer cursos profissionalizantes para jovens em áreas de risco, assim como combater as altas taxas de evasão recorrentes em cursos dessas temáticas.
Segundo José Alexandre Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM e representante da Autarquia no Projeto, a iniciativa trouxe conteúdos importantes para os jovens da região de Acari, apresentando temas fundamentais para o desenvolvimento profissional, como a Educação Financeira. “Este projeto piloto reuniu novas tecnologias e educação financeira para produzir impacto social, entrelaçando dimensões que estão na pauta dos reguladores em todo o mundo e da CVM em particular: educação, inovação e sustentabilidade. Foram muitas lições apreendidas que irão permitir escalar o projeto em breve e um dos achados foi, certamente, o apoio de diversos voluntários diretamente aos jovens, na comunidade, em linha com as orientações e propostas trazidas pelo Banco Mundial”, comentou Vasco.
Alunos do projeto Programe Seu Futuro recebem em evento, no Rio de Janeiro, diploma de conclusão dos cursos.
Próximas atividades
A experiência da primeira edição do Projeto será a base ações maiores em 2020, que ainda estão em estudo pela CVM e pelo Banco Mundial. “Pretendemos oferecer cursos em até 5 estados, que, possivelmente, serão vinculados a vagas de Jovem Aprendiz. Mas ainda estamos analisando cuidadosamente as atividades que serão disponibilizadas aos adolescentes”, comentaram José Alexandre Vasco e Erick Baumgartner.
Realizadores do Projeto
Ao lado da CVM e do Banco Mundial, o Programe o seu Futuro conta com o apoio do CIEE, Instituto Sicoob, Banco Maré, Blockchain Academy e Cosmos Blockchain.
Novos parceiros
Instituições que tenham interesse em contribuir para a realização do projeto podem entrar em contato pelos e-mails [email protected] e [email protected].
Com informações da assessoria de imprensa da CVM